Quem pratica exercícios físicos cotidianamente, sabe que a recuperação muscular é essencial para o bem-estar e para conseguir que seus músculos cresçam corretamente e fiquem fortes.
A alimentação tem um papel essencial nesse processo, pois tem bastante influência na forma como nosso corpo reage a dor e inflamação após treinos intensos.
Para ajudar você a se alimentar corretamente, fizemos uma lista com alguns alimentos importantes na recuperação muscular:
Salmão: fonte de proteínas e Ômega 3
O Salmão é conhecido como um grande aliado da recuperação muscular. Esse peixe é uma grande fonte de proteínas e Ômega 3 (gorduras boas). Por isso, incluir salmão em sua alimentação é uma ótima forma de combater a dor e a inflamação.
O Ômega 3 reduz a inflamação e diminui a atividade das enzimas que produzem a perda de cartilagem. Para ajudar na recuperação muscular você deve consumir salmão ou outros peixes duas vezes por semana.
Mix de frutas secas: fontes de minerais e vitaminas
Os frutos secos e principalmente as nozes são ótimas fontes de Ômega 3, zinco, proteína, magnésio, potássio e outros minerais e vitaminas. Uma boa mistura de frutas secas inclui castanhas, nozes, amêndoas e sementes de girassol e abóbora. Todos esses alimentos ajudam muito na recuperação muscular.
Cereja: controle dores musculares
Cerejas são ricas em quercetin, um anti-inflamatório e antioxidante que protege as células, além de ter outras substâncias anti-inflamatórias. Segundo uma pesquisa da Universidade de Vermont, as cerejas podem ajudar a controlar a inflamação e retardar as dores musculares, acelerando a recuperação após o exercício.
Abacaxi: evite dores nas articulações
O abacaxi contém bromelina, uma enzima responsável pela digestão de proteínas, que reduz a inflamação, assim como dores nas articulações. A bromelina também promove alguns benefícios complementares, ajudando na recuperação de dores musculares e cicatrização de feridas.
Gengibre: redutor de inflamação e inchaços
O gengibre é um alimento maravilhoso com grande reputação e muito usado para reduzir a inflamação e o inchaço, pois contêm um grande composto de anti-inflamatórios.
Alguns estudos recentes mostraram que pessoas que ingerem gengibre reduzem claramente as dores nos movimentos comparativamente com os pacientes que recebem placebo.
Cúrcuma: poderoso anti-inflamatório
A cúrcuma contém curcumina, uma substância química que é um poderoso anti-inflamatório. Além disso, a cúrcuma também é rica em antioxidantes, importantes para combater a inflamação, a dor e desenvolver a recuperação muscular.
Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, mostrou que doentes que recebem cúrcuma antes de uma artrite são capazes de retardar e em alguns casos, impedir totalmente o ataque de dores.
Sorvete Proteico: excelente para a recuperação muscular
Existe um inovador e ótimo alimento que vai ajudar, e muito, na recuperação muscular. Um sorvete que além de trazer ótimos benefícios para a saúde, pois tem a combinação perfeita de fibras, proteínas e maltodextrina, tem um sabor surpreendente.
O sorvete proteico é um ótimo aliado na sua alimentação porque sacia a vontade de comer doces, além de ser zero açúcar e zero gordura, ideal para quem pratica algum tipo de atividade física e procura qualidade de vida.
Se você pratica exercícios físico e sofre com as dores musculares, aqui estão alguns alimentos que você deve incluir na sua alimentação para ajudar sua recuperação muscular.
Em todo o caso, a prática de exercícios físicos precisa de uma alimentação cuidada para ajudar o corpo a se recuperar.
Se você conhece outros alimentos importantes na recuperação muscular, comente aqui em baixo e siga nossa página no Facebook.