A proteína em pó para ganho de massa muscular é um dos suplementos mais utilizados por atletas e pessoas que gostam de cuidar do corpo. Composta por aminoácidos, elas auxiliam a aumentar a sua massa muscular e a recuperar os músculos após um treino intenso.
Como e quanto consumir de proteína em pó?
Além da sua eficácia, a popularidade da proteína em pó ocorre, pois ela pode ser adicionada à alimentação diária, sem exigir grandes mudanças na comida.
Mas vale lembrar que se trata de um suplemento e não um substituto de refeições. É importante você continuar comendo de forma saudável, mesmo que seja a partir de dietas prontas.
Segundo o Instituto de Medicina dos EUA, uma pessoa deve ingerir 0,8 gramas de proteína a cada quilo de peso corporal. Isso significa que alguém com 90 kg deve adquirir 72 gramas de proteína diariamente. Para quem pretende ganhar massa muscular o ideal é consumir de 1,2 a 1,8 gramas de proteína por cada quilo do peso.
Quais os tipos de proteína em pó?
Conheça os principais tipos de proteína em pó e saiba qual é a melhor para atingir seus objetivos:
- Caseína: rica em aminoácidos como a glutamina, ajuda no aumento da massa muscular. É o suplemento de proteína de mais lenta absorção. E isso é uma notícia boa, pois mantém os músculos nutridos por um período longo, evitando perdas.
- Albumina: ela é feita com a clara de ovo desidratada e é um dos mais consumidos. Consegue aumentar a energia e auxiliar na reconstrução muscular.
- Soja: a preferida de pessoas que optam por fontes de proteínas vegetarianas. É uma das que mais ajudam na recuperação após o treino. Além disso, dilata os vasos sanguíneos fazendo com que os nutrientes cheguem mais rápido aos músculos.
- Whey: queridinha dos atletas trata-se da proteína do soro do leite. É a mais rica fonte de aminoácidos essenciais. Como sua absorção é rápida, é ideal para as primeiras horas após o treino.
Dicas pra quem vai consumir proteína em pó
Antes de começar a ingestão de qualquer tipo de proteína, é importante conversar com um médico ou nutricionista, principalmente se há algum problema de saúde. O especialista poderá ajudar a avaliar o tipo e a quantidade do suplemento que deve ser consumido.
Também vale a pena conversar com vendedores de lojas especializadas em suplementos. Esses profissionais costumam se interessar muito pela área e estão sempre atualizados. Com isso, conseguem dar uma boa orientação na hora da compra.