Os dias mais longos e as temperaturas mais altas são um convite para atividades ao ar livre. Por isso muitas mulheres decidem começar uma rotina de exercícios nesta época do ano. Sem o frio para atrapalhar, o ânimo aumenta. Se você faz parte do time de “esportistas de verão”, fique ligada nas dicas a seguir.
A primeira coisa que você deve adquirir para começar uma atividade física é um bom tênis. Se a ideia é resgatar aquele modelo guardado no armário, certifique-se de que ele está “inteiro” e atende às suas necessidades. O calçado precisa ser confortável e absorver impactos, especialmente se você vai caminhar ou correr. Se o tênis está apertado, é melhor procurar um novo. Com o calor, seus pés vão inchar e o calçado apertado pode causar bolhas e outros machucados.
Escolha um horário de temperaturas mais leves – pode ser pela manhã, antes de ir ao trabalho, ou no final do dia, quando o sol está se pondo. Praticar qualquer atividade física com o sol a pino é prejudicial para a saúde: você pode sofrer queimaduras, desidratar, e além disso o rendimento do exercício é bem menor, já que o corpo vai gastar boa parte da energia para se proteger do calorão.
Independente do horário, use sempre filtro solar, até mesmo em dias nublados. O mormaço também queima! Tenha sempre à mão uma garrafinha de água para manter-se hidratada durante os exercícios. Mesmo que você esteja super empolgada, respeite os limites do seu corpo. Se você passou o ano sedentária, não adianta querer correr vários quilômetros de cara. Dê um tempo para que o seu corpo se acostume e ganhe fôlego para o exercício.
Muita gente não leva à sério, mas é bem importante consultar um clínico geral antes de começar uma atividade física. Ele vai avaliar seu estado de saúde e pedir alguns exames específicos (como o cardiológico) que são fundamentais para garantir o seu bem-estar.
Fonte: Pop