Frequência ideal de malhação para objetivos distintos

por

Atualmente, são tantos estudos, tantas pesquisas e tanta falação sobre a quantidade correta para a prática de exercícios físicos que saber a frequência ideal de atividades se tornou uma tarefa um pouco complicada.

Sendo assim, o primeiro passo para quem pratica atividades físicas é pensar em quais são os seus principais objetivos e resultados esperados com a prática: cuidar da saúde, fortalecer a massa muscular, perder peso ou perder os quilos acumulados na barriga? Para cada uma dessas escolhas, a frequência e intensidade são diferentes. Confira.

A Agência Americana de Saúde (US Departament of Health & Human Services), responsável por diversos estudos e também por regulamentar a atividade da saúde dos Estados Unidos, divulgou novos parâmetros para a frequência ideal de exercícios físicos para adultos na faixa etária de 18 a 64 anos.

O ideal, segundo a agência, é a prática de 1h15 por semana, de exercícios intensos, ou 2h30 de atividades físicas de uma forma mais moderada. Tais valores são indicados para quem quer apenas manter uma vida saudável e se prevenir de doenças.

Para quem quer perder peso, as atividades devem ser realizadas por pelo menos 5 horas, e melhor é que essas sejam divididas diariamente, no caso, uma hora mínima de exercícios diários. Tal valor também é adequado a quem quer ter benefícios adicionais à saúde, realizando ao menos 3h45 de exercícios intensos por semana.

Além disso, para quem treina buscando a perda de peso, o ideal é que sejam realizadas atividades para o fortalecimento muscular no mínimo duas vezes na semana.

Fonte: Corpo a Corpo – UOL