Você sabe qual é o motivo de tanto suor quando você pratica atividades físicas? No corpo humano, há cerca de três milhões de glândulas sudoríparas, que conforme você aumenta a sua temperatura (se movimentando), o suor entra em ação para que suas funções continuem “trabalhando”. Quando estamos com calor, o corpo libera essas gotas de água, para causar uma sensação refrescante, reduzindo a nossa temperatura.
Porém, não são todos os adeptos a sensação de corpo molhado, e se este for o seu caso, confira os exercícios que os especialistas sugerem para entrar em forma sem suar!
Pilates
O Pilates pode ser praticado também para a definição de músculos, flexibilidade, consciência e alinhamento corporal. Neste caso, você garante os benefícios sem suar litros!
Dividir o treino
Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que dividir os 30 minutos de exercício físico diário (recomendados por médicos), em três sessões de dez minutos traz mais benefícios para o corpo do que malhar tudo em um período só. “Mas é importante treinar com pelo menos um pouco de intensidade, para que o corpo sinta os benefícios”, afirma Denise Folha. De tal forma, o suar é inevitável, mas apenas por dez minutos e você estará mantendo a forma. Vale a pena né?
Fazer uma caminhada
Uma caminhada, além de muito benéfica, evita a transpiração excessiva. Caminhar tonifica os músculos, aumenta a capacidade das artérias do coração de expandir e contrair em quase 50%, e ainda protege o coração contra infartos. “Se o objetivo é emagrecer, os exercícios de baixa intensidade são bons aliados, mas devem ser praticados por mais tempo que atividades de ritmo mais intenso”, afirma a fisioterapeuta Denise Folha.
Musculação
A musculação produz suor, principalmente, se realizada em intensidades mais elevadas. Mas se você está começando e não for pegar uma carga muito grande, nem fazer um número elevado de repetições, ela pode ser uma aliada para manter os músculos fortes e a pele seca. Como o principal foco desse exercício não é a perda de gordura, a temperatura corporal não é necessariamente elevada e o suor não aparece.
Exercícios na água
Os exercícios na água são os melhores para impedir o contato do corpo com o suor, já que este já se encontra molhado, mantendo-o confortável até o fim do treino. Podendo aumentar a frequência cardíaca e a queima de gordura, a natação ou hidroginástica é ideal para você que não gosta de suar!
Ioga
Atualmente existem vários tipos da prática de Ioga, alguns prometem até elevar a frequência cardíaca e a queimar gorduras. Mas se o seu objetivo for um exercício mais tranquilo, para relaxar, procure o Hatha Yoga, cujo objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo, sem deixar de lado o ganho de força e flexibilidade. “Os maiores benefícios serão o controle da postura, o equilíbrio mental a conscientização do corpo e seus segmentos e suas relações com o ambiente”, afirma o educador físico Newton Nunes.
Tai chi Chuan
O tai chi chuan envolve movimentos lentos e de intensidade leve. Por isso a produção do suor também é mínima. “Ele não desenvolverá sua aptidão cardiorrespiratória, mas ajuda no fortalecimento muscular, já que é preciso força para manter os movimentos lentos, equilíbrio mental e postura”, afirma Newton Nunes.
Fonte: Minha Vida