Dizer que os chocolates são deliciosos e praticamente irresistíveis é até redundante depois de olhar para esta foto, não é mesmo? Durante muitos anos eles foram considerados os grandes vilões das dietas por muito tempo. Quem nunca quebrou a rotina de alimentação saudável por um pedacinho deles?
Mas a verdade é que os chocolates não precisam ficar fora da dieta. Na realidade, eles trazem benefícios para a saúde e podem voltar a ser seus queridinhos. Veja agora três características que você deve observar antes de comprar um chocolate saudável.
Chocolate saudável com gordura do bem
Não existe chocolate sem gordura, mas sim com baixo teor de gordura. O ideal é que sejam consumidos apenas aqueles com manteiga de cacau. Isso porque ela é uma gordura vegetal que tem os benefícios do cacau em sua composição.
Muito frequentemente, aos chocolates são adicionadas porções de gordura hidrogenada, que muitas vezes contêm gordura trans. Graças a ela, as barras derretem perfeitamente na boca, duram mais na prateleira e são mais baratas de serem produzidas. Entretanto, os malefícios causados por esse tipo de gordura não valem a pena. Elas contribuem para o aumento do colesterol e para o surgimento de ateromas (placas de gordura nas artérias), que podem provocar um AVC, por exemplo.
A ordem dos ingredientes
Ler os rótulos dos ingredientes é importante não só para checar a quantidade de cacau e se foram adicionadas as gorduras erradas ao chocolate. Mas, principalmente porque ele traz informações sobre a quantidade de cada ingrediente utilizado. O primeiro deles é aquele em maior quantidade, enquanto o último tem a menor proporção.
Esse ponto é importante e muito fácil de confundir, então fique atento. O chocolate saudável é aquele que tem o cacau na primeira posição. O mal-entendido pode acontecer quando a manteiga de cacau vem antes da massa de cacau. Apesar dos dois ingredientes principais aparecerem na primeira posição, esse não é um bom chocolate porque tem mais gordura que cacau em sua fórmula.
Com recheio certo
Já entendemos que o chocolate amargo e meio amargo são os ideais. Mas não dá para ficar tão restrito, não acha? Se der aquela vontade de variar um pouco o sabor, escolha os recheios de castanhas ou frutas desidratadas. O importante aqui é evitar o açúcar em excesso e buscar os diferentes sabores nos ingredientes que podem ser obtidos naturalmente. Só não se engane: qualquer recheio aumentará a quantidade de calorias da sua barrinha de chocolate saudável.
Ter uma alimentação balanceada não significa abrir mão dos prazeres gastronômicos. Mas sim aproveitar tudo o que você gosta com parcimônia. Na hora da sobremesa é possível escolher um chocolate saudável e aproveitar benefícios em dobro. Não só os benefícios para o sistema circulatório, mas também o prazer que ele provoca.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos espaços abaixo e responderemos em breve. Você costuma escolher opções de sobremesas saudáveis? Conte nos comentários quais são as suas preferidas! Aproveite para ler mais conteúdo sobre alimentação, em nosso blog.