Com a rotina pesada enfrentada todos os dias, fazer a maior parte das refeições fora de casa tem se tornado realidade na vida de muitos brasileiros.
Uma pesquisa recente, realizada pela empresa CPH Health Solutions, com mais de 45 mil trabalhadores de todo o país, revelou que 55% deles consomem frequentemente alimentos ricos em gordura, 42% estão acima do peso e apenas 28% conseguem manter uma dieta saudável.
Mas será possível manter uma alimentação balanceada fora de casa? A resposta é sim, basta seguir as dicas que separamos para você neste post. Confira!
1. Seja adepto da marmita para não fugir da dieta saudável
A melhor forma de manter uma dieta saudável é preparar seu próprio cardápio e refeição e levar em uma marmita. Assim você consegue consumir alimentos nutritivos, com preparação saudável e ainda pode controlar melhor as calorias.
E se você está pensando que não tem tempo para cozinhar, saiba que existem diversas receitas com opções de marmitas saudáveis fáceis e rápidas de fazer.
Mas atenção! Antes de fazer sua marmita, certifique-se de que no seu trabalho existem instalações que possibilitem a conservar e aquecer o alimento antes do consumo.
2. Escolha restaurantes saudáveis
As ruas estão cheias de guloseimas e alimentos ricos em gorduras e açúcares. No entanto, também é possível encontrar opções saudáveis no meio de tanta tentação.
Restaurantes naturais, orgânicos, vegetarianos e por quilo são boas opções para quem quer manter uma dieta saudável.
Mas lembre-se de fazer escolhas inteligentes sobre o que comer. De nada adianta o restaurante ser vegetariano se você optar por pratos com frituras ou molhos pesados.
3. Monte seu prato de forma inteligente
Restaurantes do tipo self-service são ótimos, já que dão a liberdade para o cliente montar seu próprio prato. Já se o restaurante escolhido for à la carte, não hesite em pedir modificações para que a refeição se adeque à sua dieta.
Para se livrar das tentações e evitar comer uma porção maior do que deveria, atente-se à regra: um carboidrato, uma proteína animal magra, uma leguminosa, saladas de dois tipos com verduras e legumes.
Sempre opte pelas opções grelhadas, assadas ou no vapor. Evite molhos, temperos calóricos e refogados. Se possível sempre opte pelas versões integrais de alimentos como pão, arroz e macarrão.
4. Tenha sempre um snack na bolsa
De acordo com os nutricionistas, para manter uma dieta saudável, é necessário se alimentar a cada três horas. Isso diminui a compulsão alimentar por comidas que chamem a atenção – e que na maioria das vezes não são a opção mais saudável – característica de pessoas que ficam muito tempo sem comer.
Portanto, sempre tenha um lanchinho saudável com você. Opte por snacks proteicos e outros alimentos que provoquem saciedade e sejam nutritivos.
Alguns exemplos: chips de frutas e legumes, sementes oleaginosas, frutas secas, barrinhas de cereais, entre outros. Essas são opções leves e pequenas, que dá para porcionar e transportar com tranquilidade em bolsas e mochilas.
Manter uma dieta saudável fora de casa pode parecer complicado, mas na verdade só depende de você. Com comprometimento e dedicação, você pode criar uma rotina alimentar regrada e equilibrada e que só beneficiará sua saúde e forma física.
Curtiu as nossas dicas para manter uma dieta saudável mesmo fora de casa? Tem mais alguma sugestão para compartilhar com a gente? Posta nos comentários!