Você treina, treina e treina, mas os ponteiros da balança não descem? Não desanime! Muitas vezes, a estagnação – ou até aumento – de peso é uma situação natural para quem quer ganhar massa muscular.
Portanto, antes de desistir do corpo dos sonhos, leia este artigo e entenda melhor o funcionamento do seu corpo e dos treinos de hipertrofia, assim como a relação entre ganhar peso e ganhar massa muscular.
Entenda sua composição corporal
Se você treina diariamente e o seu peso não cai, isso pode ser sinal de que você está substituindo massa gorda por massa magra, o que é uma excelente resposta do seu corpo à atividade física. Para entender melhor, vamos para algumas definições sobre a sua composição corporal.
Do ponto de visa funcional e de performance, o corpo é dividido em massa gorda e massa magra, sendo essa última, a tão desejada por pessoas que praticam treinos de musculação.
A massa magra é livre de gordura e constituída de proteínas, água intra e extracelular, além de minerais ósseos. Enquanto a massa gorda é basicamente constituída de gordura.
Sendo assim, números na balança não são a melhor forma de medir o progresso do seu treino, visto que pessoas com o mesmo peso podem ter diferentes composições corporais, mais ricas em massa gorda ou massa magra.
O que pesa mais? Músculos ou gordura?
Diante disso, você deve estar se perguntando o que pesa mais, massa muscular ou gordura?
Bem, a questão aqui não é o que pesa mais, e sim como esses elementos se estruturam no corpo.
Músculos são mais densos e compactos que o tecido adiposo, em consequência, ocupa menos espaço no corpo. Para se ter uma ideia, um músculo ocupa cerca de ¼ do espaço corpóreo ocupado pela mesma quantidade de gordura.
Em termos físicos isso significa que ao ganhar massa muscular, você poderá sim ganhar peso, mesmo que visualmente esteja mais magro.
Ou seja, com o ganho de massa muscular, você pode reduzir o percentual de tecido adiposo do corpo, se livrar da flacidez, gordura localizada e celulite, além de exibir um corpo mais definido e tonificado.
Então ganhar massa muscular faz meu peso aumentar?
Sim. O aumento ou estagnação do peso durante um treino de musculação é sinal de que você está desenvolvendo músculos no lugar de gordura.
No entanto, se em um primeiro momento o treino não surte efeito quanto ao emagrecimento, em longo prazo, a musculação pode ser uma aliada na perda de peso.
Isso porque o músculo é um tecido metabolicamente ativo, ou seja, gasta energia constantemente para se manter, ao contrário da gordura que é totalmente estática. Ou seja, quanto mais músculos, mais ativo seu corpo fica.
Mesmo que seu objetivo principal seja o emagrecimento, o ganho de massa com musculação pode até ser mais efetivo do que os treinos aeróbios, visto que visam a construção e manutenção de músculos e a perda de gordura.
Portanto, não se prenda a números na balança. Claro que eles podem ser usados como referência, mas não desanime se você ganhar uns quilos durante o processo.
O que importa mesmo é ganhar massa muscular e perder gordura, melhorando sua composição corporal, alcançando um corpo mais saudável e tonificado, independente do número exibido na sua balança.
Você já passou por isso? Começou a treinar e se frustrou ao subir na balança? Compartilhe sua experiência nos comentários!