Manter uma alimentação equilibrada quando se tem uma rotina agitada no trabalho e falta tempo não é uma tarefa das mais fáceis.
Conciliar a preparação de alimentos, tarefas pessoais, o trabalho, academia e a vida social é um verdadeiro desafio. Mas a adoção de hábitos saudáveis não somente é possível, como também é importantíssima para manter a saúde em alta.
Quer montar um plano alimentar que priorize uma alimentação saudável no trabalho, garantindo sua boa forma e uma melhor qualidade de vida? Então veja quatro dicas de como fazer isso funcionar no seu dia a dia. Acompanhe!
1. Organize-se
A melhor forma de não se alimentar de forma desregulada é planejando antes seu cardápio e horários. Por mais que seu ritmo de trabalho seja enlouquecedor, existem maneiras de manter uma alimentação saudável, com refeições práticas e que não atrapalhem a sua rotina.
Para isso, tire um dia na semana para deixar tudo preparado ou simplesmente anote o que deverá consumir em cada dia. Esse tempo “perdido” com planejamento certamente se transformará em um corpo com mais saúde, o que se refletirá em seu humor e até no seu rendimento profissional.
Seu cérebro terá espaço para se ocupar com as atividades do trabalho e, de quebra, você manterá sua saúde e sua boa forma.
2. Saiba quais são os alimentos mais apropriados
Fora a organização, que é um aspecto-chave para quem deseja manter uma alimentação saudável no trabalho, busque preparar cardápios simples, porém com equilíbrio nutricional. Se puder contar com as orientações de um nutricionista, ainda melhor.
Se souber de antemão que a semana será cheia, inclua opções de lanchinhos rápidos e práticos, ou seja, alimentos simples e fáceis de ter à mão no escritório.
Além dos alimentos mais práticos e rápidos, use também produtos naturais, que você consiga preparar com facilidade e cubram todas as suas necessidades nutricionais. Aprenda a fazer boas escolhas em um restaurante e lembre-se de complementar a alimentação com lanches saudáveis e também bons complexos vitamínicos.
3. Busque alimentos que possam ser congelados
Suas opções de alimentação saudável, quando forem preparadas por você, deverão priorizar alimentos que possam ser congelados. Afinal, todos sabemos que após um dia cheio de reuniões no meio da semana não há o mínimo ânimo para cozinhar. Então, o trunfo é optar por frutas e legumes que possam ser preparados no final de semana e deixados no freezer.
Alimentos prontos podem ser conservados por mais de três dias, sem problemas, quando congelados. Há diversas alternativas: frutas, legumes, cereais e outros. Busque receitas com aquilo de que mais gosta, até para ter mais satisfação durante a alimentação saudável no trabalho. O ganho é enorme em toda a sua rotina.
Importante: não espere muito para colocar a prato pronto no congelador. Resfrie o mais rápido possível e deixe-o logo no freezer a fim de manter suas características.
4. Invista em uma bolsa térmica para a alimentação saudável no trabalho
Para as frutas, que são uma alternativa maravilhosa para manter uma alimentação saudável, não há o que pensar: a bolsa térmica é uma forma prática e fácil de manter tudo à mão. De manhã, basta tirar tudo da geladeira, colocar na bolsa e levar. Simples.
Além disso, as bolsas térmicas possibilitam manter a temperatura ideal das frutas sem prejudicar a sua composição nutricional. Você já ouviu falar dos sorvetes proteicos? Uni-los às frutas também é uma ótima escolha. Varie bastante naquela hora da tarde em que o corpo pede sempre um doce: pêssego, uva, melão, melancia e demais frutas da sua preferência.
Em suma, percebe-se que manter uma alimentação saudável no trabalho não é uma missão tão impossível de ser concretizada. Basta ter foco e um pouquinho de organização. Não deixe de investir nessas dicas e adotar um novo conceito de alimentação no trabalho.
Tem alguma receita? Algo que já deu certo no seu dia a dia? Conte para nós: envie seu comentário!