A forma e velocidade com que o nosso corpo gasta energias é algo que quem determina é a nossa genética. Porém, tal velocidade pode ser aumentada com a prática de exercícios físicos, que faz com que esse gasto seja menos ou mais expressivo, o que dependerá também de outros fatores como a duração e intensidade da atividade praticada.
Segundo o nutricionista e doutor em fisiologia Ricardo Zanuto, dependendo de qual for o exercício físico e a forma como tal é feito, pode-se não só aumentar o gasto calórico, como também estender o processo por algumas horas após a realização do treino.
Confira abaixo quais são os exercícios que farão o seu metabolismo ir a mil!
Lutas
Independente da modalidade de luta, seja ela boxe, MMA ou Muay Thai, elas estão em primeiro lugar. Isso acontece porque a luta promove um gasto muito grande de energia, já que os alunos costumam movimentar diversos músculos e em alta intensidade. Em uma hora, o aluno pode chegar a queimar 800 kcal, segundo o especialista.
Corrida
Ainda há quem não acredite que a corrida traz muitos resultados, porém, correr por meia hora a 80% da frequência máxima cardíaca, pode consumir 600 kcal. Isso ocorre, pois a atividade movimenta diversos grupos musculares. Ainda segundo o Ricardo, na corrida nosso organismo libera vários hormônios – tais como glucagon, adrenalina e cortisol – que promovem grandes gastos energéticos. Inclusive, este pode seguir por até 2 horas após o término da corrida.
Bicicleta
A atividade é responsável por liberar os hormônios do glucagon e adrenalina que gastam a gordura como fonte de energia. Ainda segundo o fisiólogo, pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% gasta certa de 500 kcal.
Musculação
A musculação costuma ser escolhida pelo pessoal que quer aumentar a massa muscular, já que tal exercício estimula a produção pelo organismo de testosterona e diminui o cortisol. Quanto aos gastos calóricos, aqui acontece um pouco diferente: a perda de peso chega a aproximadamente 300 kcal por treino, porém, o aumento da massa magra é essencial para estimular o metabolismo de repouso e intensificar o gasto de calorias ao longo do dia-a-dia. Por conta isso, quem treina acaba perdendo quantidades de calorias durante os exercícios cotidianos.
Dança
A dança é uma prática muito comum, já que além da queima de calorias, ajuda a relaxar a mente. Esta movimenta um grande número de músculos e uma hora de aula é capaz de queimar 350 kcal.
Por fim, o especialista ainda confirma que para quem pratica exercícios, a alimentação saudável também é fundamental, já que é a principal fonte de energia para o organismo. Sendo assim, o indivíduo que busca queimar calorias deve apostar em alimentos com pouca gordura, como peixes e carnes magras, além do consumo diário de carboidratos.
Fonte: Bolsa de Mulher