A estação mais fria do ano chegou e nessa época as pessoas tendem a sofrer (e reclamar) mais com a ocorrência de gripes e resfriados.
Geralmente, as baixas temperaturas levam a culpa pelos problemas de saúde que ocorrem no frio, mas outra possível causa de gripes e resfriados é a permanência em ambientes fechados, com alta circulação de pessoas. Isso acaba facilitando a transmissão de vírus e bactérias.
Daí a necessidade de aumentar as defesas do corpo para passar ileso por essa temporada.
Pessoas com o sistema imunológico fortalecido dificilmente adoecem e, quando adoecem, os vírus e bactérias entram no organismo, mas são rapidamente eliminados, pois o “exército defensor” está ativo.
Para melhorar a imunidade, é crucial adotar hábitos saudáveis, como dormir bem, controlar o estresse, praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação.
Por falar em alimentação, veja a seguir uma lista com 10 alimentos que contribuem para o aumento da imunidade!
Alho: o rei dos alimentos imunoprotetores
O alho é um alimento que, além de agregar sabor e aroma às receitas, tem função imunoprotetora, capaz de evitar os resfriados e gripes.
Rico em nutrientes, o alho é fonte de vitaminas e sais minerais importantes, como zinco e selênio.
Cebola: se o alho é o rei, ela é a rainha
A cebola, assim como o alho, potencializa a função imune do organismo, prevenindo doenças alérgicas e virais.
Use esse alimento versátil e saudável no preparo de saladas, caldos, carnes, etc.
Gengibre: poderoso alimento bactericida
O gengibre também ajuda no aumento da imunidade, afinal, esse alimento contém vitamina B6, vitamina C e agentes bactericidas.
O ingrediente pode ser acrescentado em chás, bolos, biscoitos, empanados, águas aromáticas, entre outras receitas.
O melhor de tudo é que, além de fortalecer as defesas do corpo, o gengibre possui ação termogênica.
Lichia: a frutinha da imunidade
A lichia é uma fruta riquíssima em vitamina C, nutriente com poderosas propriedades anti-inflamatórias.
Para usufruir dos benefícios imunológicos desse alimento, consuma aproximadamente 100 gramas de lichia por dia.
Castanha-do-Pará: oleaginosa fundamental no aumento da imunidade
Essa oleaginosa brasileira é saborosíssima, crocante e muito nutritiva.
A castanha-do-pará contém antioxidantes que combatem os radicais livres, além de selênio e outros nutrientes que auxiliam efetivamente no aumento da imunidade.
Shitake: o cogumelo aliado do sistema imunológico
O cogumelo shitake é fonte de lentinano, um componente estimulante da produção de linfócitos e macrófagos, células de defesa do corpo. Ainda possui aminoácidos essenciais no trabalho imunoprotetor do organismo. Vale a pena incluir na dieta!
Laranja: vitamina C para turbinar a imunidade
Não é mito! Realmente a laranja fortalece o sistema imunológico.
Por ser rica em vitamina C, essa fruta tem fibras, antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e flavonoides. Além do fortalecimento da imunidade, o consumo de frutas cítricas, como a laranja, o kiwi, a acerola e limão, previne o câncer e protege o coração.
Iogurte Natural: fonte de probióticos
Todo iogurte natural é fonte de lactobacilos vivos, ou seja, possui propriedade probióticas, que otimizam a flora intestinal, bem como, fortalecem a imunidade. Para completar, iogurtes naturais ajudam diretamente na prevenção da obesidade.
Couve: para aumentar a resistência do organismo
Vegetais verde escuros (couve, brócolis, rúcula, espinafre) são fontes de vitamina A, vitaminas do complexo B e ácido fólico, ativos que ajudam na maturação de células imunes e aumentam a resistência a múltiplas infecções.
Sorvete Performance: um jeito delicioso de fortalecer a imunidade
Pouca gente sabe, mas o sorvete performance também é um alimento que contribui no aumento da imunidade.
Por conter whey protein nos ingredientes, esse alimento eleva as defesas do corpo. Como se não bastasse, é rico em proteínas e aminoácidos fundamentais que auxiliam no anabolismo muscular, reduzem a gordura corporal e melhoram o desempenho físico.
Quem diria que uma sobremesa saborosa assim teria o poder de fortalecer a imunidade?
E aí, como anda a sua imunidade? Se ela não estiver tão forte, inclua esses alimentos agora mesmo no seu cardápio cotidiano.
Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog. Para ver outras dicas de alimentação saudável, clique AQUI!