Praticar atividade física regular é a primeira recomendação que os especialistas dão para quem deseja manter a saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas todo mundo sabe que não é fácil conquistar essa meta, já que ela requer disciplina e força de vontade. Se você já aderiu a essa rotina, deve saber também que a alimentação interfere, e muito, nos seus resultados.
Ganhar massa muscular, aumentar a tonicidade ou perder peso são objetivos que muitas pessoas compartilham, mas não é apenas a atividade física que vai te ajudar a alcançá-los. Usar de estratégia na alimentação é um fator decisivo.
Neste artigo vamos te mostrar quais os principais alimentos que você deve consumir no pré treino para otimizar os resultados e conquistar mais energia durante a prática, confira:
Entenda os benefícios da alimentação no pré treino
O objetivo de se alimentar de forma estratégica no pré treino vai além de promover bem-estar físico e gerar maior disposição ao praticante da atividade. A alimentação adequada reduz a fadiga (que normalmente acontece depois da atividade) e melhora muito o desempenho durante os exercícios.
Nutricionistas recomendam investir em alimentos que sejam fontes de carboidratos complexos (que são aqueles cuja digestão pelo organismo é mais lenta). Como exemplo podemos citar a batata doce. Os carboidratos simples, que são os que existem no pão branco, por exemplo, não são indicados.
Diferente do que muita gente pensa, se exercitar em jejum e também não comer nada depois do treino não é recomendado.
Alimentos que você deve consumir antes da atividade física
Para te ajudar nesse processo de pesquisa e elaboração do seu cardápio pré treino, selecionamos uma gama de alimentos considerados ideais, são eles:
- Cereais: aveia, linhaça, granola etc.
- Arroz integral;
- Frutas;
- Iogurte natural;
- Açaí (sempre acompanhado dos cereais como granola);
- Batata doce;
- Aipim;
- Frios magros;
- Pães 100% integrais;
A orientação é comer um pequeno lanchinho combinando alguns dos alimentos da lista acima antes de malhar. A alimentação regular e orientada otimizará os resultados. Portanto, faça uma refeição leve cerca de 20 ou 30 minutos antes do primeiro exercício.
Os suplementos à base de proteína também são indicados, principalmente porque são fáceis de preparar e acabam com qualquer desculpa de quem tem o hábito de sair para malhar de estômago vazio.
A importância de acompanhamento profissional
Mesmo com bastante informação sobre o tema disponível na internet, a dica é seguir sempre a orientação de um profissional, como o nutricionista ou médico ortomolecular. Eles são realmente capazes de avaliar sua condição física, biotipo e estilo de vida e prescrever a dieta ideal para sua rotina.
Apesar de tanta facilidade e orientação, pode não ser fácil seguir uma rotina ordenada de alimentação pré treino. A rotina agitada, a falta de tempo e muitos outros fatores podem servir como desculpa para você negligenciar esse aspecto. Por isso o comprometimento e a disciplina são fundamentais.
Para garantir que você vai permanecer na linha e se alimentar direitinho antes das atividades, pense em todos os benefícios que isso pode acarretar, incluindo os resultados que certamente vão aparecer em menos tempo.
E aí, com vontade de experimentar uma rotina alimentar mais eficiente? Dúvidas sobre a alimentação no pré treino? Deixe seu comentário e confira mais dicas em nosso blog!