A rotina diária, muitas vezes, nos impede de fazer as refeições em casa, o que pode ser complicado para pessoas que querem manter uma alimentação saudável.
Mas, afinal, é possível comer bem fora de casa? Ao contrário do que muita gente pensa, a resposta para essa pergunta é sim. Basta fazer escolhas conscientes e adotar hábitos alimentares mais saudáveis que você será capaz de se alimentar bem esteja onde estiver.
Conheça neste post algumas dicas para manter uma dieta equilibrada mesmo fora de casa e ter uma vida saudável. Confira:
Escolha locais com opções saudáveis
Em primeiro lugar, é importante conhecer bem as opções que você tem a disposição e claro, sempre escolher locais que oferecem alimentos mais saudáveis.
Um tipo bem comum de restaurante é o self-service e ele pode ser uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável, já que você escolhe o que vai comer.
No entanto, atente-se a algumas armadilhas, como comer demais colocando “um pouquinho de cada coisa”, ou se render à vários tipos de proteína animal em uma mesma refeição, como carne e frango. O mesmo vale para a combinação de vários tipos de carboidratos, como arroz e batata. Nesse tipo de restaurante, priorize o consumo de saladas e cereais integrais.
Restaurantes vegetarianos também são boas alternativas para quem quer comer bem fora de casa. Mas cuidado, não é só porque a comida é vegetariana que não é gordurosa ou calórica. Faça escolhas inteligentes.
Opte sempre por grelhados ou assados
Ao escolher o prato, dê preferência às versões grelhadas ou assadas dos alimentos.
E isso não vale só para as carnes. Muitas vezes vemos versões de pratos com verduras e legumes em formas que não são as mais saudáveis, como fritos, ensopados, com molhos ou refogados, que além de mais gordurosos, são bastante calóricos.
Para verduras e legumes, as melhores opções são os salteados, grelhados ou crus na forma de salada.
Porções moderadas para comer bem fora de casa
Uma das maiores armadilhas de comer fora é comer demais, seja pela empolgação no restaurante por quilo ou por pratos à la carte muito grandes.
Para evitar esse tipo de problema, chame alguém para almoçar com você e divida o prato. Se for comer sozinho, quando o prato chegar, já peça uma embalagem para viagem, para que você possa dividir porções ideais lá mesmo.
No restaurante por quilo, tente seguir a regra: uma proteína, um carboidrato, uma leguminosa e saladas de dois tipos (com verduras e legumes). Assim você evita encher o prato com um “pouquinho de tudo”.
Cuidado com a sobremesa
Comer doce, principalmente depois das refeições, é uma tentação para quem quer comer bem fora de casa.
Então, se a vontade surgir, faça escolhas inteligentes e opte por sobremesas saudáveis como frutas, iogurtes (sem açúcar e gorduras), frozens, smoothies, sorvetes fitness ou gelatinas.
Se não existirem opções saudáveis no local, peça um chá ou um café, que diminuirão um pouco a vontade de doce.
Tenha sempre um snack saudável na bolsa
Para evitar comer os famosos salgados na rua ou guloseimas ricas em gorduras e açúcares, é importante ter sempre algo nutritivo com você.
Chips crocantes de legumes, barrinha de cereais, oleaginosas, sementes, frutas secas e snacks proteicos são opções que nutrem e trazem saciedade, portanto, são grandes aliados para esses lanches intermediários.
Então, se tiver que beliscar na rua, opte sempre por esse tipo de alimento.
Comer bem fora de casa é um desafio e a dica principal é sempre fazer escolhas inteligentes, esteja onde estiver. Conhecer bem as redondezas de onde você está também ajuda, já que quanto maiores as opções, mais fácil será encontrar algo que se enquadre em sua dieta.
Você faz suas refeições fora de casa? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário e veja mais dicas em nosso blog.