Já ouviu falar em idade fitness? Um estudo publicado pela Universidade de Ciência e Tecnologia em Trondheim, na Noruega, aponta que sua idade cronológica pode estar bem longe da sua idade fit, para mais ou para menos.
Foram necessários vários anos de pesquisas, acompanhando homens e mulheres de 20 a 90 anos, para determinar a idade fitness. O estudo foi feito pela medição do VO2 máximo, que é a capacidade do organismo de consumir e utilizar o oxigênio. O conceito está relacionado com a prática de exercícios aeróbicos de alta intensidade em que existe grande uso de O2.
A partir das análises do VO2, foi possível determinar parâmetros que serviram de base para posicionar os participantes acima ou abaixo do esperado. Dessa forma, apareceram idosos próximos dos 70 anos com idade fitness 50 anos e jovens de 30 anos com idade fitness de 50 anos.
De acordo com os criadores do cálculo, que é possível ser feito por meio de um questionário on-line, a idade fitness pode ser um fator determinante da longevidade de uma pessoa, mais do que colesterol, pressão alta e obesidade.
Em um novo estudo, publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise do EUA, pesquisadores analisaram dados que 55.000 noruegueses responderam em um questionários a respeito de saúde desde os anos 1980. Com estes dados, foram capaz de medir o VO2 e chegar a idade fitness de cada um. Para completar, cruzaram os dados com os atestados de óbitos. Percebeu-se então que pessoas com a idade fitness maior que a idade biológica apresentavam a tendência de morrer prematuramente.
Após saber disso, não tem como ficar parado, não é mesmo? Exercite-se e mantenha saudável! Seu corpo agradece.