Você já ouviu falar do treinamento cíclico ou circuito? Refere-se a um conjunto de treinos curtos de alta intensidade, direcionados para a queima de gordura subcutânea e para a formação de uma musculatura definida e seca. Uma importante vantagem deste tipo de treino é a visível aceleração do metabolismo, pois ele trabalha todos os músculos do corpo e executa vários ciclos de exercícios em uma única sessão de treino.
A duração varia entre 15 e 60 minutos, no qual se executam de 3 a 5 ciclos de exercícios. A pausa entre eles é de 2 a 4 minutos, apenas. E entre os exercícios, não mais que 10 ou 20 segundos. O número de repetições é elevado, por isso a acelaração do metabolismo. Em comparação com o treino cardio convencional, o treino cíclico tem uma importante vantagem: ele não queima os músculos. Pelo contrário, ele ajuda a proteger os músculos e queimar gordura. A musculatura obtida é mais definida e trabalhada do que apenas volumosa. Um exemplo disto é o Brad Pitt no filme “Clube da Luta”.
Precauções
O aumento da carga no sistema cardiovascular, causado pelo treinamento cíclico, representa um perigo para pessoas que sofrem de pressão alta ou problemas cardíacos. Por isso, consulte o seu médico antes de iniciar os treinos.