Quem não quer combinar esses três distintos tipos de exercícios? Sabe-se que para ter força muscular é necessária a musculação, para a flexibilidade, aulas de alongamento e para a melhor capacidade de respiração a natação. Com exercícios que combinam todos esses benefícios de uma vez, o CrossFit é um esporte derivado de outros e que ainda promete queimar até 1500 calorias no treino!
O CrossFit trabalha com todas as aptidões físicas do atleta, já que utiliza movimentos funcionais, variados e intensos. Entre essas, podemos destacar a resistência muscular e respiratória, força, potência, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.
Além disso, o atleta se sentirá mais preparado para as tarefas cotidianas, como correr para pegar um ônibus, abaixar e levantar um objeto do chão e até mesmo para carregar as compras do mercado, já que os movimentos praticados estão relacionados com aqueles que utilizamos no dia a dia. De uma forma geral, tal ato melhora a condição física e prepara melhor para as atividades rotineiras.
Devido aos exercícios de alta intensidade, o CrossFit faz com o que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão no corpo armazenadas em forma de gordura. Logo, a prática emagrece, e muito!
Segundo um estudo liderado por Holden MacRae, coordenador do Curso de Medicina Esportiva da Universodade Pepperdine (EUA), o metabolismo fica acelerado durante duas horas após um treino de CrossFit. Em treinos de baixa intensidade, esse tempo costuma ser de apenas 20 minutos, aproximadamente.
A tonificação e definição dos músculos também são mais eficientes quando comparado ao treinamento em uma academia convencional. O que explica tal fato é que ao contrário dessas academias, o treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, utilizando também alguns acessórios para a execução dos movimentos ao invés de aparelhos de musculação.
Monotonia? Nunca mais! Nas academias convencionais os treinos dificilmente variam, logo, durante muito tempo se pratica os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos e com mesma frequência. Já no CrossFit a rotina é inexistente, com treinos e sequências diferenciadas todos os dias.
Outro ponto chave na hora de decidir qual escolher entre o treino de academia e o de CrossFit, é o nível de estresse. Isso mesmo. Por ser intenso e diferente a cada dia, o treino de CrossFit exige que você esteja 100% com o corpo e a mente concentrados no exercício. Não há espaço para outras preocupações, como trabalho ou compromissos. Além disso, a energia acumulada pela tensão dos compromissos do dia a dia é liberada ao realizar os exercícios de alta intensidade. Como resultado, você vai para casa após o treino com a mente mais relaxada e o corpo livre de tensões do estresse!
Fonte: Minha Vida