Essa é uma das perguntas mais frequentes no cotidiano de quem treina. Combinar dois tipos diferentes de exercícios no mesmo treino é algo comum, diferente do que recomendam os profissionais. Segundo estes, o ideal é dividi-lo, por exemplo, fazer musculação num dia e corrida no outro.
A partir da frequente dúvida de atletas com a questão de treinar duas práticas distintas juntas, já que diversas fontes apontam para o fato de que atrapalha o ganho de massa muscular, o Medicine & Science in Sports and Exercise recém publicou um estudo que aponta algumas controvérsias.
Ao contrário de estudos já realizados anteriormente, este indica que o treino aeróbio antes da musculação, de nada prejudica o ganho de massa muscular, e ainda, que pedalar 45 minutos antes da musculação não interfere negativamente sobre a potência muscular, o que também contraria algumas notícias já publicadas.
Antes de concluirmos que não há perda, é importante alertar que a pesquisa foi realizada com apenas nove voluntários, que eram jovens (média de 23 anos) e que não estavam treinando pesado. Logo, o estudo ainda é incerto, mesmo que alguns indícios revelem que fazer uma leve sessão de algum exercício antes de fazer força não seja tão prejudicial.
Talvez essa prática ainda não deva ser adotada por aqueles que treinam já em estágio mais avançado, buscando ganhos mais significativos de força e massa muscular, e sim, pelos iniciantes, que com o tempo perceberão quais formas de treinamento melhor os agradam.
Fontes:
Análise do Renato Dutra, colunista de um blog de saúde da Veja;
Estudo do Medicine & Science in Sports and Exercise.