Quem já pesquisou sobre dietas que trazem resultados rapidamente com certeza já se deparou com os cardápios hiperproteicos. Eles são baseados na ingestão massiva de proteínas e nenhum carboidrato. Esse tipo de dieta tem como objetivo aumentar o metabolismo e diminuir a fome. Serve tanto para quem quer perder peso, quando para aqueles que desejam aumentar a massa muscular. Na realidade, ambos os objetivos caminham lado a lado. Saiba como emagrecer fazendo uma dieta hiperproteica.
Como funciona a dieta hiperproteica?
Quando digeridos, os carboidratos são transformados em açúcares. Se não metabolizados, esses açúcares são acumulados em forma de gordura. Na dieta hiperproteica o corpo deixa de receber os carboidratos e passa a buscar o suplemento nutricional nas reservas de gordura.
Para que esse plano dê certo, é fundamental manter a disciplina e seguir a dieta recomendada pelo seu médico. Com base nos seus hábitos de vida e exercícios físicos, ele elaborará uma combinação de proteínas para serem ingeridas ao longo de todo o dia. O objetivo é que você tenha energia para levar a sua rotina normalmente e ajude o seu corpo a queimar o máximo de gordura possível.
Valem todos os tipos de proteínas?
Ao contrário dos carboidratos, as proteínas não são acumuladas no corpo como reserva de energia. Elas permanecem úteis a nutrição do corpo por apenas três horas. Para que a ingestão de proteínas atue em seu favor, é importante escolher os alimentos considerados fontes proteicas de alta qualidade. Isso porque as proteínas incompletas não saciam as necessidades do corpo, forçando-o a buscar o suplemento alimentar nos seus tecidos magros.
Quando a dieta hiperproteica é formulada pensando nas proteínas de alta qualidade, o corpo sintetiza músculos. Aliada a prática regular de atividade física, os músculos se tornarão mais fortes e auxiliarão na perda de peso. Mostrar para o corpo que os músculos são necessários é importantíssimo para que você consiga atingir sua meta de emagrecimento.
Devo adotar a dieta hiperproteica para o resto da vida?
A dieta hiperproteica é uma opção para a perda de peso rapidamente. O recomendável é que o consumo exclusivo de proteínas aconteça por apenas 15 dias. Na terceira semana de dieta, frutas legumes e vegetais voltam a ser introduzidos sutilmente às refeições, com uma porção no almoço e no jantar. Em seguida, volte a ter arroz, feijão e massas no almoço e jantar da quarta semana.
Você notará que as duas primeiras semanas são dedicadas integralmente às proteínas e, por isso, esse será um período de grande ingestão de gorduras. Aos poucos o cardápio volta a ser mais rico sem perder o foco na ingestão de proteínas de alta qualidade.
Perder peso e esculpir um corpo torneado é o sonho de muitos brasileiros. Mas acima de tudo é importante entender que todos os objetivos partem de um mesmo princípio: manter o corpo saudável. Por isso, siga sempre as orientações de um médico para elaborar as suas dietas e ajuda-lo a conquistar hábitos alimentares saudáveis. E busque auxílio de um personal trainer para que os exercícios sejam encaixados à sua rotina de forma a favorece-la e não a prejudicar.
Você já fez a dieta hiperproteica? Conte nos comentários quais foram as suas impressões! Aproveite e confira mais dicas em nosso blog.