Um belo dia você começa a malhar na sua nova academia e, entre uma conversa ou outra com os outros alunos, você descobre que eles tomam o famoso Whey Protein. Obviamente depois de perguntar para algumas pessoas, você pode ficar em dúvida sobre os benefícios deste suplemento e, se é indicado ou não para você.
Diante disso não se preocupe, pois neste post você vai saber os benefícios que o Whey Protein pode trazer e se há contraindicações deste produto.
Pra começar vamos esclarecer o que é esse suplemento. O Whey Protein é uma proteína do leite extraída do soro do leite durante o processo da fabricação do queijo. Whey Protein é apenas um nome comercial para esta proteína, com altíssimo valor biológico. Alguns benefícios desta proteína para o ser humano são:
Aumento de massa muscular
O fator mais conhecido e a razão, pela qual a maioria das pessoas que fazem dieta e mantém atividade física regular, é o fato dele ser responsável pelo aumento de massa muscular. Isso acontece por causa da grande concentração de aminoácidos, de forma específica que vão ajudando, na concentração da massa muscular. A síntese proteica, como é chamado o processo, acontece, e a consequência disso é uma recuperação mais rápida, bem como rápido crescimento muscular.
Ajuda a criar imunidade contra asma
Outro grande benefício do Whey Protein, não tão óbvio quanto o acima citado, consiste em uma significativa melhora nas pessoas que possuem asma. O uso do Whey Protein por quem tem asma, ajuda na imunidade, pois age diretamente na citosina, o que acarretará na liberação de imunoglobina, que é um agente de defesa acionado durante uma crise de asma.
Ajuda a controlar o colesterol
Ainda há muitas pesquisas sobre o Whey Protein reduzir o colesterol ruim, ou seja, o LDL. Porém, alguns estudos, mostram a significativa diferença e redução de LDL no organismo. Uma destas pesquisas, já foi divulgada no British Journal of Nutrition.
Ajuda no controle da Glicose
Outra pesquisa que foi publicada neste mesmo jornal, o British Journal of Nutrition, informou que durante a experiência de uso do Whey Protein, por pessoas com sobrepeso e obesidade, houve um aumento na queda da glicose. Isso soma pontos positivos a este suplemento, mesmo que mais testes ainda sejam necessários.
Mas existem efeitos colaterais no Whey Protein? Faz algum mal?
Que o Whey Protein tem muitos benefícios, isso já ficou comprovado, porém é necessário alguns cuidados antes de tomá-lo. Pessoas que são alérgicas a leite e seus derivados, devem se manter longe do Whey Protein, uma vez que o produto consiste na proteína pura do leite. Outra coisa importante a lembrar-se, é o consumo de água durante o uso deste suplemento. Se você faz uso de Whey Protein e não costuma beber muita água, poderá ter os rins sobrecarregados, então fique atento.
O Whey Protein não engorda, pois ele não produz gordura corporal em você. Ele ajuda a criar massa muscular, massa magra e não sobrepeso em gordura, o que também é muito questionado pelas pessoas que desejam fazer deste produto.
Depois dessa lista de benefícios e algumas recomendações sobre o Whey Protein, você já pode conversar sobre o assunto com seu nutricionista, se desejar incluir essa potente fonte de proteína à sua dieta.
Gostou do nosso post? Conseguimos tirar suas dúvidas? Deixe-nos um comentário, e nos conte como tem sido o uso desse produto e nos mande outras dúvidas mais.