Como ter uma vida mais saudável na correria do dia a dia?

Como ter uma vida mais saudável na correria do dia a dia?
20 de abril de 2017 Time4
Como ter uma vida mais saudável na correria do dia a dia?

Optar por um estilo de vida mais saudável parece extremamente difícil diante aos inúmeros compromissos do dia a dia.  Mas, no meio de toda essa correria é preciso encontrar soluções para cuidar da sua saúde. O primeiro passo para quem realmente deseja mudar é compreender que nós, seremos humanos, somos seres de hábitos e ele é o responsável por automatizar as nossas ações.

Em nossa rotina temos infinitos hábitos que, mesmo que inconscientemente, tomam conta de nós estipulando um padrão, composto sempre pelas mesmas ações, pensamentos, tarefas e etc. Isso pode trazer resultados satisfatórios ou insatisfatórios, dependendo da vida que você leva. Mudar esse cenário nem sempre é simples, já que a maioria dos nossos hábitos estão enraizados na nossa maneira de ser, mas é preciso entender que se melhorarmos ou criarmos novos hábitos, com o tempo, as coisas vão mudar e você vai perceber que levar uma vida saudável não é difícil, pelo contrário você se quer vai precisar se esforçar para isso.

Alerta

Antes de começar, tenha consciência de que radicalizar não é a solução. Tenha muito cuidado com as dietas prontas e malucas que te proíbe de ingerir os principais grupos alimentares, isso pode causar graves riscos à saúde.  O ideal é encontrar o equilíbrio por meio de uma alimentação balanceada, onde você atinja os seus objetivos consumindo os produtos certos e sem passar fome.

Para isso, é preciso fazer uma reeducação alimentar. Reeducar o organismo significa investir em alimentos que façam bem para o seu corpo e sua mente, acertar na quantidade que o seu corpo precisa e o melhor de tudo, passar a gostar do que precisa ingerir e isso vai acontecer principalmente quando começarem a surgir os primeiros resultados. Hoje em dia, ter uma alimentação saudável não é torturante, os cardápios são extremamente variados e até os doces não precisam ser deixados de lado.

Por onde começar?

Alimentação: por estética ou por qualidade de vida, sem dúvidas, a alimentação é o fator primordial para mudança. Se você está decidido que quer ter hábitos mais saudáveis é preciso acabar com as desculpas de que não tem tempo para se alimentar bem. Estando em casa ou na rua, quem escolhe o que vai comer é você. Os restaurantes possuem diversas opções de pratos, deixando a seu critério o que será selecionado, como opção as marmitas saudáveis também estão em alta, permitindo que você crie o seu cardápio de acordo com a sua dieta ou necessidade do seu corpo.

Defina os horários das suas refeições e não passe muito tempo em jejum, realizar refeições em horários determinados ajuda você a comer em menor quantidade e evita ficar beliscando alimentos.

Café da manhã: não pule essa refeição, ela é extremamente importante para ativar o organismo e acelerar o metabolismo logo cedo. Tente realizá-la antes de sair de casa, assim será mais fácil controlar o que comer. Invista em frutas, cereais, pão integral e evite a gordura e o açúcar.

Almoço: procure um local que tenha boas opções de saladas, carnes magras, massas e grãos integrais, se isso não for possível busque o trivial arroz e feijão, salada e carne magra. Lembre-se que as marmitas fitness são alternativas compostas pela quantidade ideal de alimentos necessários.

Lanche da tarde: aqui é possível seguir a mesma linha do lanche da manhã. Antes de sair de casa, você já pode preparar sua marmita da tarde.

Jantar: não coma alimentos pesados no jantar, para evitar que seu sistema digestivo fique sobrecarregado enquanto você dorme. Opte por saladas variadas, apenas um carboidrato e uma proteína. Antes de dormir, consuma algum alimento leve como uma fruta pequena, já que você ficará um bom tempo sem comer.

De modo geral, consuma uma variedade de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos. Faça algumas substituições, trocando os alimentos comuns por integrais como pães, cereais, arroz e biscoitos. Inclua aveia, quinua e amaranto na alimentação diária. Consuma carnes magras, as gorduras merecem extrema atenção, o ômega-3, por exemplo, é uma gordura insaturada que apresenta diversos benefícios. Se possível, utilize temperos naturais em sua refeição. Além de melhorar o sabor, traz benefícios a saúde.

Evite refrigerantes, açúcar e sal em excesso. Não se esqueça de passar longe dos fast-foods, eles são responsáveis por desencadear diversos problemas como obesidade, hipertensão e doenças cardíacas.

Exercícios – Aliado a uma boa alimentação, os exercícios podem trazer resultados surpreendentes para o nosso corpo. Além de ajudar a emagrecer e manter o peso ideal, ajuda na prevenção de doenças, melhora a memória, aumenta a disposição, bom humor, da mais energia e garante mais produtividade ao longo do dia.

Por isso, invista naqueles que você consegue executar pelo menos três vezes por semana, nem que seja por apenas meia hora. Se você não tiver tempo e nem paciência para musculação, natação, luta e outras tantas opções que as academias propõem, tente andar de bicicleta, correr ou caminhar.

Hidratação constante – beber água é fundamental para um bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças. A maior parte do nosso corpo é composta por água e você precisa repor tudo o que perde durante o dia. É indicado que uma pessoa consuma cerca de dois litros de água por dia.

Se você acaba se esquecendo de levantar para tomar água de hora em hora, deixe um squeeze por perto, isso pode te ajudar, vale também colocar um despertador no seu celular para te lembrar de que é hora de se hidratar.

Boas noites de sono – depois de tantos afazeres o descanso não é só merecido como necessário para recuperar as energias. Dormir mal está ligado a diversos problemas como obesidade, ataques cardíacos e derrame. Na hora de dormir desligue-se dos problemas, do celular e de tudo que possa te despertar e tenha bons sonhos por pelo menos sete ou oito horas. Assim, você acordará mais disposto no dia seguinte.

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