Treino recupera o equilíbrio emocional

por

Além dos benefícios para o corpo, o treino de academia, a natação, o ciclismo, a dança, e as atividades físicas em geral são modalidades que trazem benefícios para a mente igualmente. Isso acontece porque quando praticamos exercícios físicos o nosso organismo sofre diversas alterações, e ocorre então a liberação de hormônios neurotransmissores, as endorfinas, responsáveis por promover o bem-estar. Logo, praticar esportes pode ser uma ótima escolha para quem precisa levantar o ânimo ou de auxílio em complicações como o estresse, depressão e até o coração partido!

Mas, lembrem-se: sozinhos os exercícios físicos não podem curar doenças, mas junto com a boa vontade e um tratamento médico, os resultados serão ainda maiores!

Tchau depressão!

A depressão normalmente está ligada com fatores psicológicos, genéticos e biológicos. Justamente pela liberação de mais endorfina, que altera os estímulos cerebrais negativos e melhora o humor do paciente, que a atividade é tão adequada para os que sofrem da doença.

Além disso, os exercícios mais indicados para tais pacientes são o alongamento, Pilates e yoga, já que trabalham o corpo e mente com atividades que relaxam os dois fatores simultaneamente.

Aliviando o estresse

O estresse é uma doença muito comum, já que quase todos nós nos alteramos com os acontecimentos do dia-a-dia. Os sintomas deste aparecem em distintos graus, dependendo da pessoa. Entre os mais comuns, podemos destacar a diminuição da concentração, mau-humor, cansaço e irritabilidade constante.

Para estes, o mais indicado seria o kung fu ou boxe, pois são esportes que ajudam a extravasar as tensões, além de aliviar os sintomas causados pelo problema.

Chega para lá, ansiedade!

Movimentar o corpo é, sem margem de erro, uma das melhores medidas para os ansiosos! Estes conseguem descarregar no treino todas as tensões geradas pelas expectativas, relaxando o corpo e a mente. A prática constante de exercícios faz com que as pessoas se tornem mais resistentes ao quadro, passando melhor pelas situações que aparecem com frequência. Yoga e Pilates são exercícios novamente indicados no caso da ansiedade.

Curando o coração partido

As desilusões amorosas também são culpadas pela nossa queda de autoestima e confiança. Para os que sofreram alguma decepção, a ideia é sair de casa e respirar novos ares. A realização de exercícios físicos faz com que a pessoa volte a gostar dela própria, logo, também passa a despertar a atenção dos outros.

Nada melhor do que a atividade física então para ocupar a cabeça e o corpo dessas pessoas, que se sentirão mais a vontade para conhecer outros parceiros. Caminhar, pedalar, nadar ou simplesmente esticar os músculos no Pilates são atividades que elevarão a confiança destes. Além disso, vai que você encontra uma pessoa interessante no treino?

Fonte: Minha Vida