4 motivos para você consumir menos carboidrato

4 motivos para você consumir menos carboidrato
2 de dezembro de 2016 admin
Time 4 4 motivos para você consumir menos carboidrato

Time 4 4 motivos para você consumir menos carboidrato

Carboidrato. Essa é uma palavra que todo mundo que optou por fazer uma dieta – ou que se preocupa com a qualidade de sua alimentação – já ouviu falar. O termo carboidrato pode definir tanto o macronutriente que leva esse nome, que é um dos principais responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso organismo, tanto quanto os alimentos que contém alta concentração desse açúcar em sua composição.

Quando falamos em consumir menos carboidrato, para melhorar a sua saúde, estamos abordando exclusivamente os alimentos que são fontes ricas desse macronutriente em sua composição. E você sabe por que deve controlar sua ingestão ao longo de sua rotina alimentar? Apresentamos abaixo alguns motivos para você consumir menos carboidrato nas suas refeições. Confira!

Os carboidratos representam a maior parte da nossa dieta

Consumir menos carboidrato não é uma tarefa fácil, e você sabe por que? Temos dificuldade em comer menos alimentos fonte de carboidrato porque eles representam a maior parte da nossa dieta, sendo mais consumidos do que as proteínas e as gorduras – outros dois macronutrientes essenciais para a nossa saúde.

Esse, portanto, já é um bom motivo para controlar o consumo de carboidrato na dieta, visto que, se serão sempre a maior parte do que comemos, temos que focar nossas atenções em outros alimentos e nutrientes que podem ser igualmente importantes para o bem-estar.

Consumir menos carboidrato pode ajudar a controlar a glicemia

Você provavelmente já ouviu falar sobre a relação entre o consumo de carboidrato e a oscilação da glicemia, não é mesmo? E ela realmente existe. Como os alimentos ricos em carboidratos podem fornecer açúcar de maneira mais rápida e eficiente para o nosso organismo, é natural que, logo após uma refeição cheia desse macronutriente, a sua glicemia sanguínea aumente significativamente.

Para pessoas que enfrentam dificuldades em controlar os níveis de glicemia no sangue (como os diagnosticados com diabetes ou resistência insulínica, por exemplo), esse consumo de carboidrato pode ser o início de um problema desconfortável de lidar. Por isso é que muitos especialistas em alimentação e saúde orientam todos nós a consumir menos carboidrato no nosso dia a dia, para evitar essas pequenas complicações.

Geralmente o excesso de carboidrato é relacionado com o ganho de peso

É claro que o carboidrato não é o único culpado por um possível quadro de excesso de peso ou obesidade, porém, seu consumo em excesso pode sim ser um fator determinante para o desenvolvimento dessas situações.

Se você vem enfrentando dificuldades com o peso, saiba que consumir menos carboidrato pode lhe ajudar a dar os primeiros passos para emagrecer. Entretanto, não se esqueça que essa atitude deve estar associada à prática de atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada.

Costumamos escolher carboidratos de menor qualidade

Um bom motivo para comer menos carboidrato é a nossa frequente exposição ao consumo de carboidratos de baixa qualidade, que podem prejudicar a saúde. Sempre escolhemos produtos como arroz branco, pão branco e massas feitas com farinha de trigo branca ao invés de produtos de origem integral, que são opções mais nutritivas e saudáveis.

Como sabemos que é mais difícil optar por produtos integrais (seja por disponibilidade no mercado ou até mesmo por preço), uma boa maneira de não se expor aos alimentos de baixa qualidade nutricional é optar por consumi-los menos.

Esses quatro motivos são bons incentivos para você começar a reduzir o consumo de carboidrato na sua dieta. Qual deles te motivou a iniciar essa mudança na alimentação? Conte para a gente!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*