Quer iniciar uma rotina de alimentação saudável? Aprenda como!

por

Time 4 Quer iniciar uma rotina de alimentação saudável Aprenda como

Nunca se falou tanto sobre a importância da alimentação saudável quanto na atualidade. Cada vez mais, as pessoas estão reconhecendo a necessidade de comer direito, afinal, a dieta de qualidade influencia diretamente no funcionamento do organismo, além de interferir no trabalho do cérebro, aparência da pele, saúde da visão, estado de espírito, disposição, etc.

Para resumir, o nosso bem-estar começa pela boca e passa pelo estômago, pena que, mesmo ciente disso, boa parte da população não adota uma alimentação realmente saudável no dia a dia, o que resulta em problemas sérios de saúde, como a diabetes, hipertensão e obesidade.

Por falar em obesidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, ela é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, isso porque, aproximadamente, 2 bilhões de indivíduos estão com sobrepeso e cerca de 700 milhões são obesos.

A alimentação saudável, juntamente à prática de exercícios, é um verdadeiro remédio para combater tais problemas. E, mesmo para quem está dentro do peso normal, comer bem é fundamental. Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas para iniciar uma rotina alimentar saudável. Vem ver!

Implemente as mudanças aos poucos para ter uma alimentação saudável

Não precisa ter pressa para mudar sua dieta por completo. Se alimentar de maneira equilibrada e nutritiva é um verdadeiro desafio. Se dissermos que é fácil ter uma alimentação saudável, estaremos mentindo.

Hábitos alimentares saudáveis não são obtidos da noite para o dia, eles são construídos gradualmente, a partir de pequenas atitudes. Comece fazendo mudanças simples, como por exemplo, diminuindo o consumo de sal e açúcar. Se der vontade de desistir, persista, até que as novas atitudes à mesa se transformem em hábitos naturais.

Evite as dietas restritivas demais

Dietas muito restritivas podem até contribuir na perda momentânea de peso, porém, elas não são saudáveis, tampouco, sustentáveis a médio e longo prazo. As famosas dietas malucas podem desencadear problemas como deficiência nutricional, anemia, fraqueza, metabolismo lento, irritabilidade, indisposição e mau humor. É melhor apostar em uma reeducação alimentar segura, nutritiva e prazerosa, que te possibilite a continuidade.

Beba bastante água durante o dia

A água é um elemento vital, portanto, não pode faltar na rotina de alimentação saudável. Esse líquido precioso equilibra a temperatura corporal, ajuda no transporte de nutrientes pelo corpo, favorece a eliminação de toxinas e auxilia no processo de digestão.

Para usufruir de todos esses benefícios, tome dois litros de água diariamente. Além da água, inclua no cardápio outros líquidos, como chás, sucos naturais, smoothies e água de coco. Eles ajudam a combater o inchaço.

Não fique sem comer por períodos prolongados

Ficar muito tempo sem comer não é uma prática saudável. Os longos períodos em jejum podem gerar uma desaceleração metabólica, além de descontrolarem o apetite. Quando ficamos por horas e horas sem comer, a tendência é que exageremos na refeição seguinte. Para que isso não ocorra, é indispensável fazer pequenos lanches saudáveis entre as principais refeições do dia.

Abandone os lanches excessivamente gordurosos e açucarados

Alimentação saudável não combina com guloseimas açucaradas, junk food e frituras. O ideal é que você deixe esse tipo de comida no passado e substitua esses alimentos por lanches nutritivos e saudáveis.

Mix de oleaginosas, salada de frutas, sorvete performance, sanduíche natural, biscoito integral, crepioca, barras proteicas e biscoitos ricos em fibras são ótimas opções de snacks. Esse é só o começo! Com o tempo você dará novos passos na sua rotina alimentar.

E aí, você gostou das nossas dicas para ter uma alimentação saudável? Para não perder o foco nessa nova etapa da sua vida, confira outro post do Blog Time 4!