Como treinar para ganhar massa muscular?

Como treinar para ganhar massa muscular?
23 de maio de 2016 admin

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Uma das maiores dúvidas de quem é iniciante no mundo da academia e dos exercícios físicos é como treinar para ganhar massa muscular. Parece complicado desenvolver os seus músculos, mas, na verdade não é. Apenas é necessário uma boa preparação, uma grande dose de disciplina, esforço e tempo para ter músculos tonificados.

Quer saber como misturar todos esses ingredientes e sair com um corpo sarado e fortalecido da academia? Então continue lendo para saber mais!

Qual a lógica do seu treino para ganhar massa muscular?

Muita gente vai para a academia por meses e meses sem notar resultados no seu corpo e acabam ficando desanimadas quando os resultados não surgem. Porém, o que essas pessoas não percebem é que estão realizando exercícios errados e da forma errada e, por isso, não alcançam o resultado pretendido no começo do treinamento.

Então, o que devo fazer para meus músculos crescerem? A resposta é simples: para crescer, o músculo precisa ser exigido.

Quando você coloca um peso maior do que o normal ou algo do tipo, é como se o músculo gastasse toda a sua força. Então quando o corpo começa a reparação muscular pós-treino, ele retém mais proteínas para poder ter força para sustentar o peso do exercício da próxima vez que você for usar o mesmo peso. Cada vez que você aumenta o peso, os músculos reúnem mais proteínas do seu corpo para poder crescer seu poder e, assim, realizar melhor os exercícios necessários. É por isso que, quando paramos de fazer exercícios, nosso corpo vai lentamente diminuindo. Porque ele não tem mais necessidade de se manter concentrado e vai atrofiando.

Mantenha a fábrica a todo vapor

Pense nos seus músculos como uma fábrica. Hoje, a demanda de produtos da sua fábrica é X, então ela tem os equipamentos e funcionários necessários para atender a X exigência. Mas a necessidade de crescer para 2X é grande, então isso deve ser mudado. A fábrica vai ter que aumentar o trabalho, o número de equipamentos e funcionários.

Quando você faz um exercício puxado para ganhar massa muscular, a sua fábrica passa a trabalhar com maior pressão e fazendo hora extra. Então, a fábrica cresce, contrata novos funcionários e novos equipamentos para lidar com essa nova demanda de exercícios praticados por você.

Se você ficar por isso mesmo, o corpo se acostuma e não cresce mais. Você deixa de ganhar massa muscular e passa apenas a fazer a manutenção do que já tem. É por isso que, daí, precisa aumentar um pouco mais a sua carga de exercícios – para que a fábrica volte a crescer para lidar com tudo isso.

Esse conceito se chama sobrecarga progressiva e é essencial para quem quer treinar para ganhar massa muscular. Mas o processo tem que ser progressivo, cuidadoso, para que não force demais a sua fábrica e acabe com uma greve ou com algum problema nas máquinas, ou seja, para que não haja uma contusão ou um problema físico mais grave.

Outros aspectos do seu treino para ganhar massa muscular

E de onde será que vem o material necessário para fazer com que nossos músculos cresçam? Como eles crescem?

A resposta para isso é simples: Alimentação. É através da sua alimentação que os músculos arranjam os ingredientes necessários para crescer.

O corpo precisa de proteínas, fibras e alguns tipos de nutrientes essenciais para construir mais músculos. É assim que você ganha massa muscular: ao consumir produtos e comidas cheios de proteínas, fibras e esses nutrientes. E não é só a sua alimentação padrão, do dia a dia! Essa alimentação, normalmente, serve para manter seu corpo “funcionando” – para crescer, você precisa consumir mais. E é para isso que servem os alimentos hiperprotéicos: para fornecer exatamente o que você precisa para ganhar sua massa muscular.

Descansar a musculatura é fundamental

Por fim, o seu corpo também vai necessitar de descanso ou não vai conseguir crescer. Quando você tiver vontade de treinar mais e não respeitar o tempo adequado de descanso, pense no seguinte: imagine a sua fábrica trabalhando em hora extra para cumprir a demanda do seu treino.

Então, imagine que todos os materiais necessários para a reforma que vai aumentar a fábrica estão jogados por ali – todos os tijolos, cimento, madeira, pregos. Mas a reforma nunca acontece porque os funcionários estão trabalhando todos os dias e os pedreiros não encontram tempo para reformar o lugar.É por isso que você precisa do seu tempo de descanso: para dar tempo para que seu músculo possa crescer de maneira saudável. Ou descansa, ou o treino não funciona.

E aí, aprendeu como faz para ganhar massa muscular? A fórmula é fácil: treino com sobrecarga progressiva + alimentação consciente + suplementação com proteína e fibras + descanso adequado. Se sobrou alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo e aproveite para curtir nossa página no Facebook.  

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1 Comentário

  1. Geovani F. 1 mês atrás

    Olá gostei do artigo, gostaria de deixar um link de receitas para Massa Muscular muito boa, se poder me da uma força nessa fico grato.
    Obrigado!

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