Entenda porque diversificar o treino é a melhor opção

por

Fazer exercícios, praticar academia, correr, caminhar ou andar de bicicleta são todas ótimas práticas para manter a mente e o corpo saudável. Porém, geralmente as pessoas só fazem exercícios com periodicidade quando querem emagrecer, já que este é um esforço quase universal. A verdade é simples, objetiva e todos nós sabemos. Mas não se engane: fazer a mesma atividade por meses pode não trazer visíveis resultados na balança. Neste post, veremos um estudo publicado em um dos blogs de saúde da Veja, escrito por Renato Dutra, com alguns resultados um pouco diferentes dos tradicionais.

Três dos mais renomados fisiologistas do mundo – Jack Wilmore, James Skinner e Claude Bouchard – testaram a eficácia do tradicional treinamento na “zona de queima de gordura”. Para o teste, foram convocados 40 homens e 37 mulheres de idades diferentes – entre 17 e 63 anos -. Estes realizaram sessões diariamente de exercícios em bicicletas ergométricas, por 50 minutos e em intensidade leve a moderada, o que significa 70 a 75% de Frequência Cardíaca Máxima. Depois de 20 semanas (5 meses!) levando o treinamento a sério nas bikes, confira abaixo um resumo dos resultados, divididos entre os homens e mulheres, antes e depois dos 5 meses:

 

tabela

 

Como se pode ver, os homens até emagreceram um pouco (cerca de 1 quilo de gordura), porém, as mulheres quase não obtiveram diferença no peso, já que a redução da gordura corporal foi somente de 300 gramas. Mesmo assim, o resultado deve ser considerado pouco eficiente até para os homens, já que estamos falando de quase uma hora de treino, todos os dias, e por cinco meses.

O estudo foi realizado em 1998, logo, há 15 anos os especialistas apresentam programas mais atualizados e consequentemente mais eficazes. Porém, é importante destacar para os praticantes que fazer o mesmo treino, em grande quantidade, ótima frequência e diariamente, provavelmente não trará muitas surpresas na balança, mas somente a garantia de estar saudável.

Ademais, a dica é simples: variar sempre! Caso tenha o acompanhamento de um professor, converse com ele, fazendo uma proposta mais diversificada. Assim, a sua saúde continua em alta e os resultados serão melhores, sem contar com o fato de que praticar diferentes exercícios deixa a nossa preguiça sempre de lado!

Fonte: Abril/Veja – Renato Dutra