Dieta para quem não tem tempo: 5 maneiras de iniciar uma alimentação mais saudável

Dieta para quem não tem tempo: 5 maneiras de iniciar uma alimentação mais saudável
20 de janeiro de 2017 admin
dieta para quem não tem tempo

dieta para quem não tem tempo

Ter uma alimentação saudável é essencial para quem busca mais qualidade de vida, afinal, uma dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares é o gatilho para uma série de doenças e más condições de saúde.

No entanto, com uma rotina agitada e intensa, administrar o tempo para dar conta de todas as atividades diárias e ainda adotar bons hábitos alimentares não é nada fácil.

Pensando nisso, separamos neste post cinco maneiras de iniciar uma alimentação mais saudável e montar uma dieta para quem não tem tempo, baseada em hábitos que vão agilizar sua vida e melhorar a sua rotina alimentar. Confira!

1. Conheça os alimentos que você consome

Todos nós sabemos que uma dieta equilibrada deve fornecer um aporte adequado de diversos nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos complexos.

Mas você conhece quais são os alimentos que fornecem esses nutrientes? A maioria das pessoas simplesmente desconhece o valor nutritivo dos alimentos que consome.

Para iniciar uma alimentação saudável, é preciso conhecer quais são os melhores alimentos a serem consumidos e quais nutrientes eles oferecem. Assim, você poderá fazer combinações nutritivas e rápidas para suas refeições.

Portanto, acostume-se a ler os rótulos. Assim, poderá agilizar suas compras, preparos e cardápios para a sua dieta.

2. Estabeleça um cardápio a cada semana

Um truque importante para montar uma dieta para quem não tem tempo é estabelecer o cardápio logo no início da semana.

Assim é possível fazer compras mais ágeis e assertivas e até antecipar o preparo de alguns dos pratos.

Além disso, esse planejamento alimentar também permite controlar com mais eficiência os nutrientes e calorias ingeridas em cada refeição.

3. Leve marmita para o trabalho

Pode parecer contraditório, visto que levar marmita parece ser mais trabalhoso do que comer fora. No entanto, dependendo de onde você trabalha, encontrar um restaurante que ofereça comida saudável a um preço acessível pode ser um desafio.

Com a marmita é mais fácil controlar os alimentos que você ingere, assim como as porções ideais das refeições. E existem diversas receitas de marmitas saudáveis, simples e rápidas, perfeitas para compor uma dieta para quem não tem tempo.

4. Dieta para quem não tem tempo: Prepare as refeições antecipadamente

Se você não tem tempo para cozinhar todos os dias, não se preocupe, pois é possível preparar as refeições antecipadamente, desde que você faça um bom planejamento alimentar.

Deixe alguns alimentos lavados, picados e pré-cozidos, assim, você só precisará finalizar os pratos no dia do consumo. Existem diversas técnicas de refrigeração e congelamento que fazem com que o alimento conserve todo o seu sabor e propriedades nutricionais.

5. Priorize alimentos prontos e de fácil consumo

Cada vez mais, as empresas alimentícias têm se preocupado em produzir alimentos prontos para o consumo, mas que tenham uma proposta mais natural e saudável.

É uma ótima oportunidade para pessoas que tem pouco tempo para cozinhar usufruírem de uma alimentação mais equilibrada. Portanto, quando for ao mercado, procure por alimentos prontos, mas que tenham uma proposta saudável, como massas integrais, iogurtes zero açúcar e gordura, alimentos com menos sódio, granolas, oleaginosas, snacks e até sobremesas proteicas.

A dieta para quem não tem tempo exige planejamento e disciplina. Comer fora de casa, não ter tempo para cozinhar ou ir ao mercado são algumas das dificuldades enfrentadas por quem vive na correria. No entanto, ter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para começar a ter uma vida saudável.

Pronta para iniciar uma alimentação mais saudável independente do pouco tempo que você tem disponível? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Posta nos comentários!

dieta para quem não tem tempo

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*