Como emagrecer e manter a massa muscular?

Como emagrecer e manter a massa muscular?
4 de janeiro de 2017 admin
Time 4 5 dicas para manter uma rotina mais saudavel mesmo sem tempo

Time 4 5 dicas para manter uma rotina mais saudavel mesmo sem tempo

Emagrecer sem perder massa magra é um verdadeiro desafio, principalmente para quem faz dietas muito restritivas e se dedica unicamente à prática de exercícios aeróbicos.

Na verdade, o emagrecimento saudável é aquele no qual acontece a eliminação de gordura, diminuição de medidas e manutenção ou ganho de massa muscular, portanto, nem sempre, os quilos perdidos sinalizam que o emagrecimento está seguindo pelo caminho certo. Quando o peso vai embora junto com a massa magra, isso deve ser um motivo de preocupação e não de comemoração.

Diferentemente do que muitos pensam, a massa muscular não influencia apenas na estética corporal. Além de proporcionar músculos maiores e mais definidos, essa massa também interfere na saúde. Ela funciona como coadjuvante na manutenção da massa óssea, prevenindo assim a osteoporose e problemas articulares. Como se não bastasse, o aumento da massa magra também fortalece a imunidade, evita lesões articulares e melhora a eficiência queima calórica.

São muitas as vantagens de ganhar massa magra, por isso, você deve fazer o possível para não a perder. Se você está em pleno processo de emagrecimento e deseja evitar a diminuição de massa magra, saiba que isso é possível, desde que adote as estratégias adequadas. Continue lendo nosso artigo e confira algumas dicas práticas para emagrecer e manter a massa muscular.

Alimente-se de maneira saudável

No processo de emagrecimento e manutenção da massa magra, a alimentação cumpre um papel indispensável. Para que não haja a perda de massa muscular, você deve consumir alimentos de todos os grupos alimentares, incluindo gorduras, carboidratos e, principalmente, proteínas. Também não abra mão das vitaminas e sais minerais provenientes das frutas, legumes e verduras.

As proteínas são os macronutrientes essenciais para o ganho de massa muscular e devem ser ingeridas diariamente, especialmente no pós-treino. Porém, o excesso deve ser evitado para não sobrecarregar o fígado e os rins. Moderação é sempre a melhor pedida para quem quer emagrecer com saúde.

Otimize o seu treino e aposte na musculação

As atividades aeróbicas devem fazer parte da rotina de quem pretende emagrecer, mas, para quem pretende manter a massa muscular, a musculação também é um pilar fundamental. O ideal é unir exercícios aeróbicos como caminhada, corrida e natação com séries de hipertrofia que trabalham diferentes grupos musculares.

Procure se exercitar de três a cinco vezes por semana e, para otimizar seus resultados, busque a ajuda de um profissional em Educação Física. O acompanhamento de um especialista pode ser determinante no seu sucesso.

Durma bem para manter a massa muscular

O que o sono tem a ver com a manutenção da massa magra? Tudo! Dormir bem é fundamental no anabolismo muscular, pois, enquanto dormimos, os hormônios que controlam o apetite e o ganho de massa muscular são produzidos.

Para completar, uma boa noite de sono é capaz de contribuir na recuperação da massa muscular, aumentar a disposição para os treinos, melhorar a performance física e, consequentemente, produzir a tão desejada hipertrofia.

Recorra a suplementos para evitar a perda de massa magra

Para emagrecer e, ainda assim, manter a massa muscular, recorra a suplementos proteicos, a exemplo do Whey Protein. Com proteína de alto valor biológico, ele complementa dieta e oferece um bom suporte alimentar para o ganho de massa magra.

Rico em Leucina e fornecedor de aminoácidos essenciais, o famoso suplemento também reduz a gordura corporal e melhora o desempenho nos treinos. Para quem acredita que o Whey Protein engorda, esse é só mais um mito do universo fitness. Se usado adequadamente, ele oferece ganhos musculares, já que o Whey Protein auxilia no emagrecimento sem que ocorra a perda de massa magra.

E aí, vai adotar essas estratégias para manter a massa muscular no decorrer do seu emagrecimento? Conhece outros recursos que ajudam na manutenção da massa magra? Compartilhe conosco!

sorvete sem gorduras

sorvete sem gorduras

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.