Comer gordura faz bem. Sabe qual é o melhor tipo para o seu organismo?

Comer gordura faz bem. Sabe qual é o melhor tipo para o seu organismo?
7 de agosto de 2014 admin

Gorduras estão sempre ligadas a uma alimentação desregrada e nada saudável, certo? Não totalmente. Essas substâncias são necessárias para que o nosso organismo funcione de forma correta.

Espere aí, antes de tudo, não é para sair comendo qualquer tipo de gordura. Existem aquelas que auxiliam e outras que prejudicam o nosso organismo.  As gorduras fazem nosso corpo absorver vitaminas A, D, E e K. Podemos separá-las entre insaturadas (também conhecidas como monoinsaturada e poli-insaturada), saturadas e gorduras trans.

Entenda melhor:

Gordura do bem


grilled salmon with asparagus, pea, yellow peppers, carrots and

Apesar da fama ruim, não devemos tirar as gorduras da nossa alimentação. A Time4 apoia uma dieta balanceada e sabe que as gorduras são uma fonte rica de energia (liberando aproximadamente 9 calorias por grama), possuem vitaminas e ácidos graxos essenciais para um bom funcionamento das paredes celulares.

A ingestão diária de gordura não pode ultrapassar os 30% da ingestão calórica total, em uma dieta de 2 mil calorias diárias. Mas, deve estar incluída para uma dieta saudável.

As gorduras insaturadas são as que possuem mais benefícios para o corpo. Dentre elas, temos:

– Monoinsaturadas: presentes em alimentos como abacate, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de amendoim, óleo de canola.

Poli-insaturadas: encontradas geralmente em peixes e frutos do mar, e em grãos como amêndoas, nozes e outros.

Devemos consumir no máximo 44 gramas por dia dessas gorduras, em uma dieta de 2 mil calorias diárias. Pois, elas ajudam a reduzir o colesterol ruim, os triglicerídeos e a pressão arterial.

Gordura do mal
Fast Food

Do time adversário nós temos as:

– Gorduras saturadas: devem ser evitadas, pois estão diretamente ligadas ao aumento de problemas cardíacos. Essas gorduras são encontradas no bacon, banha de porco, óleo de algodão, óleo de dendê, carnes gordurosas, laticínios integrais (iogurte, leites, queijos e outros) e derivados de coco.

– Gorduras trans: são criadas durante o processo de hidrogenação de óleos vegetais para aumentar a durabilidade dos alimentos industrializados. São encontradas em margarinas, salgadinhos e bolachas recheadas.

 

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