Carboidrato engorda? Conheça os mitos e verdades acerca desse nutriente

por

Time 4 Carboidrato engorda Conheça os mitos e verdades acerca desse nutriente

Já reparou que quando se trata de dietas de emagrecimento, os primeiros alimentos a serem eliminados ou diminuídos no cardápio são os ricos em carboidratos? Encarados por muitas pessoas como vilão do processo de perda de peso, esse macronutriente tão importante é frequentemente abandonado.

Dizem que carboidrato engorda, mas ele realmente faz jus à sua fama de inimigo da dieta? Tudo que falam dele por aí é verdade? Se você deseja descobrir se  carboidrato engorda como afirmam, continue lendo nosso artigo, desmitifique algumas questões polêmicas sobre esse nutriente e tire as suas próprias conclusões!

Os carboidratos estão presentes apenas nas farinhas e massas?

Mito! Boa parte das farinhas apresenta carboidrato na composição, porém, esse nutriente também está presente em doces variados, produtos lácteos, feijão, lentilha, milho, arroz e aveia. Vale ressaltar que, até mesmo nas frutas e verduras, como cenoura,  banana e maçã, o carboidrato marca presença através da frutose, um tipo de açúcar.

Afinal de contas, existem carboidratos saudáveis?

Verdade. Embora existam carboidratos prejudiciais, como o açúcar  e arroz branco, há também os carboidratos benéficos para a saúde. É o caso das frutas, cereais, legumes e verduras. Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, esses alimentos são boas fontes de energia, regulam o funcionamento intestinal e contribuem na manutenção da boa forma.

Comer carboidrato engorda mesmo?

Mito! Os carboidratos tendem a ser mais calóricos, mas o que engorda em si não é o nutriente, mas a quantidade e qualidade. Se você comer muito carboidrato, principalmente carboidratos refinados, das duas uma:  ou terá que se esforçar em dobro para queimar as calorias ingeridas em excesso ou, inevitavelmente, vai ganhar alguns quilinhos. Nesse caso, não é justo atribuir a culpa total aos carboidratos.

Se eu deixar de comer carboidratos irei emagrecer rapidamente?

Depende. Cada corpo reage de uma forma, mas, de modo geral, quando diminuímos o consumo de carboidratos, automaticamente diminuímos o consumo calórico e isso pode acelerar o emagrecimento, mas não é uma regra. Há pessoas que fazem dietas low carb e nem por isso perdem peso rapidamente.

Tirar os carboidratos da dieta pode trazer riscos para a saúde?

Verdade. Se por um lado, comer carboidrato em excesso ou consumir unicamente carboidratos refinados pode trazer sérios danos ao corpo, deixar de comer carboidratos também acaba sendo perigoso, até porque, carboidratos são as principais fontes de energia para o organismo. Quando você deixa de consumir carboidratos, seu corpo pode perder fibras e nutrientes essenciais para o adequado funcionamento do organismo. Segundo especialistas, de 40% a 60% da dieta deve ser composta por esse macronutriente.

O carboidrato pode ser o pilar da dieta dos atletas?

Verdade. A depender da modalidade, a dieta pode ter os carboidratos como base. Muitos atletas de alta performance adotam uma dieta riquíssima em carboidratos antes de suas competições de resistência. A intenção desses atletas é obter energia para render ao máximo. Isso prova que o carboidrato não é prejudicial e que a afirmação de que carboidrato engorda não é verdadeira.

Comer alimentos com carboidrato depois das 18h favorece o ganho de peso?

Mito e verdade. Como assim? Calma que a gente te explica. Não precisa ficar confuso. Na verdade, como normalmente depois desse horário não fazemos nenhum esforço para queimar as calorias, se a pessoa consumir carboidratos simples, como massas e pães brancos em excesso, provavelmente ganhará alguns quilos com o passar do tempo. No entanto, se após às 18h, ela comer carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, como batata doce, tapioca e massa integral, ela pode até emagrecer.

Viu como nem sempre carboidrato engorda? Gostou de esclarecer os mitos e verdades sobre esse nutriente? Gostaria de tirar outras dúvidas a limpo? Comente!