Bora nadar? Conheça melhor a natação.

por

Fonte: Bigstock | Autor Maridav

A natação em si sempre existiu. Nadar é o ato de se locomover em meios líquidos, geralmente na água, sem ajuda de equipamentos. É um exercício completo e possui diversos benefícios para o organismo.

Era uma vez…

A história da natação é tão longa que os primeiros registros foram pinturas rupestres, lá do tempo das cavernas. Os rios e os mares eram utilizados pelos homens das cavernas para recreação, higiene e pesca. Os registros continuaram a aparecer na Ilíada, Odisseia, na Bíblia e diversos outras obras. Em 1538, o professor alemão NIkolaus Wynmann escreveu o  livro “O nadador e o diálogo na arte de nadar”.

Peito, costas, medley e livre

Muscular young man in blue cap in swimming pool

 Fonte: Bigstock | Autor : NejroN Photo

A natação possui diversos estilos, cada um deles utiliza músculos diferentes e foi criado com um propósito. Esses estilos distinguem as classes dos nadadores em uma competição. Os mais comuns são: o crawl (ou nado livre), o nado de peito, o nado de costas e o nado borboleta. Outros movimentos existem, mas não são utilizados em competições. Também é possível adaptar os mesmos movimentos a partes diferentes do corpo. Por exemplo, fazer o nado borboleta sem usar as pernas, para o treino de todos os músculos superiores.

 

O que tem de bom?

Three women in bikini wearing a straw hat by the swimming pool

 Fonte: Bigstock | Autor: Nerfalls

A natação é ótima para todas as idades, pois não causa impacto nas articulações e musculatura, tendo baixo risco de lesões. Atletas lesionados, idosos e gestantes podem fazer o uso da natação de forma moderada. Nadar também trabalha o sistema cardiorespirátório, treinando o condicionamento físico e em muitos casos ajudando no tratamento de doenças, como asma. O gasto calórico é alto, cerca de 600cal/hora, variando com o tempo do treino e a intensidade dos movimentos.

Mas não se esqueça, como todo esporte ele deve ter seus cuidados básicos. O uso de óculos na natação é altamente recomendado, pois o tratamento da água da piscina pode irritar a mucosa ocular. Tampões no ouvido também podem ser utilizados para evitar inflamações devido a água. Aquecimento antes do treino também deve ser feito, mesmo se a água tiver controle de temperatura. Se a piscina for em local aberto, use filtro solar.

E não se esqueça, Time 4 depois de nadar faz toda a diferença. Afinal, natação é um ótimo exercício físico como todos os outros.