Atividade física e alimentação saudável: como manter a rotina e não perder o foco

por

Time 4 Atividade íisica e alimentação saudável como manter a rotina e não perder o foco

Quantas vezes nos propomos a começar uma rotina de atividade física e alimentação saudável, mas o projeto saúde não passa da primeira semana? Se você se identifica com essa situação, saiba que você não está sozinho.

Manter o foco na dieta e nos treinos realmente é algo desafiador, porém, com algumas atitudes básicas, é possível aumentar as chances de seguir firme, determinado e focado. O resultado de tamanha determinação será mais qualidade de vida, boa forma e bem-estar.

Vem ver quais são quais são as principais estratégias que podem te ajudar a manter a rotina e não perder o foco!

Lembre-se de que alimentação saudável tem que ser saborosa

Esqueça aquela história de que a dieta precisa ser sem graça e sem sabor. Parta do princípio de que a alimentação saudável pode – e deve – ser saborosa, diversificada e atrativa. Só assim você conseguirá manter o cardápio, sem peso na consciência e na balança.

Quando a dieta é gostosa, as chances de desistência diminuem. Por isso, aposte em diferentes preparos, consuma vegetais frescos, capriche na apresentação dos pratos, varie o menu e faça substituições inteligentes. Troque, por exemplo, a sobremesa super calórica, por doces funcionais, como o sorvete proteico.

Faça um diário alimentar

Sabia que anotar tudo o que você come faz com que você coma menos e combata a gula? Isso mesmo. Ao fazer anotações, suas escolhas alimentares tornam-se mais conscientes. Aproveite para incluir no diário os seus avanços, suas expectativas, metas, frustrações, sentimentos no pós-treino, obstáculos, etc. Isso vai te ajudar a manter o foco!

Avalie os erros que você cometeu no passado

O passado nunca deve ser esquecido, por mais que você tenha cometido erros. Esses erros podem ser usados como oportunidade aprendizado no presente.

Se você se matriculou na academia e não deu continuidade à rotina de treinos, talvez seja melhor treinar ao ar livre ou mudar de modalidade agora. Se tentou uma dieta restritiva, perdeu peso, mas recuperou os quilos perdidos rapidamente, certamente é melhor investir em uma reeducação alimentar mais sustentável.

Tenha paciência e estipule metas realizáveis

Para consolidar a alimentação saudável e a rotina de treinos, é preciso tempo e paciência. Seu corpo não vai mudar da noite para o dia! Os quilinhos a mais e as gordurinhas extras são adquiridas com o passar dos meses e anos, então, para eliminá-los, você deve persistir.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Seja sensato nesse momento, pois as metas devem ser factíveis. É melhor focar em pequenos objetivos alcançáveis que te conduzirão a uma grande conquista.

Pense na sua saúde

Treino e alimentação saudável não são pilares necessários apenas para atingir o corpo dos sonhos. Eles também são cruciais para a manutenção da saúde física e mental, pois colaboram no combate ao estresse e depressão, melhoram o humor e ainda previnem doenças. Sendo assim, quando estiver pensando em desistir da dieta e dos exercícios, pense na importância dos treinos e da alimentação equilibrada.

Diversifique suas atividades

Quando bater aquela vontade de enfiar o pé na jaca e atacar a geladeira sem pensar no amanhã, mude o foco. Nesse momento, vale a pena investir em outras atividades. Leia um livro, prepare uma comida nutritiva, telefone para uma amiga, saia para caminhar no parque, etc. O ócio, infelizmente, pode acabar fazendo com que você perca o foco na rotina saudável, portanto, evite o tempo ocioso, movimente-se e diversifique as suas atividades.

No mais, conheça e respeite seu corpo, evite radicalismos, acredite em si mesmo e se você cometer falhas e excessos ao longo do percurso, não use isso como desculpa para desistir da alimentação saudável. Comece de onde parou que a vitória é sua. Conte conosco nessa nova rotina!