5 alimentos que não devem estar em uma dieta saudável

5 alimentos que não devem estar em uma dieta saudável
13 de janeiro de 2017 admin
dieta saudável

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Ter uma dieta saudável é um grande desafio se você não tem o hábito de se alimentar de maneira natural, sem priorizar refeições rápidas e prontas. Entretanto, se você está considerando mudar de vida, levar uma rotina mais saudável, e ainda sentir prazer à mesa, algumas mudanças na alimentação podem lhe ajudar nessa tarefa.

Separamos abaixo uma lista de alimentos que não devem fazer parte de uma dieta saudável e vamos explicar por que eles podem ser prejudiciais para sua saúde se você optar por consumi-los rotineiramente. Confira!

1. Alimentos ricos em açúcar: não devem fazer parte de nenhuma dieta saudável

Por muitos e muitos anos, a gordura sempre foi apontada por especialistas na área da saúde e, especialmente, pela indústria farmacêutica, como uma grande vilã para o nosso bem-estar. Descobriu-se, muito tempo depois, que o grande responsável pelos altos índices de obesidade, gorduras depositadas nas artérias sanguíneas e doenças crônicas como a diabetes e os problemas cardíacos, era, na verdade, o açúcar.

Alimentos ricos em açúcar, portanto, começaram a ser condenados e, principalmente, excluídos de uma dieta saudável. Comer menos açúcar é um passo para começar a viver melhor.

2. Alimentos ricos em sódio: risco para a pressão arterial

O sódio, apesar de ser um mineral essencial para a manutenção da nossa saúde, pode se tornar um verdadeiro vilão da manutenção desse estado, visto que tem atuação importante no funcionamento da nossa pressão arterial.

Quando consumido em excesso, o sódio é responsável por aumentar o volume líquido dentro das artérias, aumentando sua pressão interna e influenciando negativamente na saudabilidade do sistema cardiovascular.

Por esse motivo, o consumo de alimentos ricos em sódio, deve ser feito com parcimônia e, quando eles são considerados dispensáveis – como os refrigerantes, salgadinhos e outros produtos conhecidos por ter uma carga de sódio elevada – devem sair imediatamente da sua dieta saudável.

3. Bebidas artificiais: as famosas calorias vazias

Os refrigerantes, sucos artificiais e refrescos feitos com a mistura de pó e água, são bebidas que podem influenciar negativamente em uma dieta saudável, visto que são classificados como calorias vazias.

As calorias vazias são aquelas provenientes de alimentos que não oferecem nenhum benefício nutricional para o organismo humano, além do maior volume de energia ingerido. Essas bebidas, portanto, são responsáveis pelo nosso aumento de consumo de açúcar, resultando em um ganho de peso indesejado e outras consequências metabólicas para a saúde.

4. Sopas prontas: praticidade que não valoriza saúde

Sabe aquelas sopinhas de baixa caloria, práticas, que basta você adicionar a um recipiente com água quente para consumi-la imediatamente? Esses alimentos também devem ser excluídos de sua dieta saudável, visto que são uma opção rica em sódio e com pouquíssimo valor nutricional.

Em resumo, essas sopas não adicionam nenhuma vantagem para a nossa saúde e, por isso, podem e devem ser excluídas da alimentação.

5. Embutidos: um verdadeiro perigo para sua saúde

Presuntos, salsichas, enlatados e outros produtos com características e perfil nutricional semelhantes à esses também devem ser excluídos de uma dieta saudável.

Os embutidos são alimentos que, além da alta concentração de calorias e sódio, também prejudicam a nossa saúde por aumentar a ingestão de compostos que não tem seus efeitos totalmente conhecidos no organismo, porém que são relacionados com maiores índices de câncer e outras doenças crônicas consideradas graves para a saúde.

O primeiro passo para ter uma dieta saudável é excluir esses alimentos da sua lista do supermercado e, consequentemente, da sua vida. Quais deles você ainda tem o hábito de consumir? Conte para a gente!

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