4 alimentos para quem vai começar uma rotina de exercícios

4 alimentos para quem vai começar uma rotina de exercícios
9 de janeiro de 2017 admin
começar uma rotina de exercícios

começar uma rotina de exercícios

Não é segredo para ninguém que a ingestão de uma dieta saudável, associada à prática de exercícios físicos, é a solução para quem quer levar uma vida mais tranquila e sem grandes preocupações com a saúde.

Para muitas pessoas, se alimentar de maneira saudável é uma tarefa fácil, entretanto, começar a fazer exercícios físicos pode não ser tão simples assim – especialmente se você precisa fazer alguns ajustes no seu cardápio diário.

Se um de seus planos para a mudança de vida é começar uma rotina de exercícios, é importante fazer algumas pequenas alterações nos alimentos que você costuma consumir. Abaixo listamos alguns desses alimentos essenciais para quem vai começar uma rotina de exercícios. Confira!

1. Carboidratos: indispensáveis para começar uma rotina de exercícios

É impossível falar em começar uma rotina de exercícios sem citar o consumo de carboidratos, que deve ser valorizado na rotina de qualquer indivíduo que pretende fazer uma atividade física.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo humano, responsáveis por auxiliar na realização de reações químicas que resultam em nossos movimentos musculares, transporte de nutrientes, controle da temperatura corporal e até mesmo respiração.

Por isso, é sempre importante, antes de começar a se exercitar, valorizar o consumo de um alimento rico em carboidratos simples, que vão ser facilmente absorvidos e bem utilizados pelo organismo durante a atividade física.

2. Proteínas: ajudam a reforçar a musculatura

Tão importante quanto o carboidrato para quem vai começar uma rotina de exercícios são as proteínas. Esses alimentos, como as carnes, queijos, leites e até alguns vegetais e produtos ricos nesse nutriente, ajudam o organismo a cumprir várias tarefas essenciais para a nossa saúde, como transportar nutrientes e, principalmente, formar novas fibras musculares, deixando a estrutura corporal pronta para a demanda de exercício que ela será exposta.

3. Frutas: fonte de energia e água

As frutas são alimentos importantes para quem vai começar uma rotina de exercícios porque são um misto de dois nutrientes importantes para o organismo do indivíduo em atividade física: carboidratos e água.

Esses alimentos contam com uma boa concentração de frutose, um carboidrato simples de ser absorvido e transformado em energia pelo corpo. Além disso, sua grande concentração de água ajuda a repor parte do líquido que é perdido pelo organismo durante a prática de uma atividade física leve ou intensa.

4. Gorduras saudáveis: responsáveis por produzir hormônios

Existe uma grande lenda com relação ao consumo de gorduras por parte dos praticantes de atividades físicas. Apesar de, por muito tempo, o consumo desse nutriente ser julgado por muitos profissionais da saúde, sabemos que hoje a ingestão de gorduras saudáveis tem papel importante na produção de hormônios no nosso organismo, que por sua vez influenciam no uso correto da energia e da musculatura durante a atividade física.

Por isso, gorduras oriundas de frutas, vegetais, alimentos oleaginosos e até de alguns produtos animais, podem e devem ser valorizadas na dieta do praticante de atividade física.

Além dos alimentos que citamos acima, pode ser importante para um praticante de atividade física contar com o suporte de alguns suplementos nutricionais para adequar sua alimentação antes de algum exercício. Essa ingestão, entretanto, deve sempre ser orientada por um nutricionista.

Quais desses alimentos já fazem parte da sua dieta para começar uma rotina de exercícios? Conte para a gente!

sorvete sem gorduras

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