O açúcar faz mal à saúde? Conheça os mitos e verdades acerca desse polêmico alimento

por

Time-4-O-acucar-faz-mal-a-saude-Conheca-os-mitos-e-verdades-acerca-desse-polemico-alimento

Docinho e agradável ao paladar, o açúcar tem a aparência inofensiva e um sabor praticamente irresistível, no entanto, sua inclusão na dieta é um assunto polêmico. Para alguns, se consumido com moderação, ele não representa risco nenhum. Outros tantos acreditam que ele é o vilão número um da dieta e afirmar que o açúcar faz mal à saúde.

Controverso, o consumo de açúcar divide opiniões e é cercado de mitos. Muito se fala sobre esse alimento, mas será que tudo que ouvimos por aí sobre o açúcar é verdade? Chegou a hora de esclarecer as principais questões sobre o açúcar! Continue lendo o nosso artigo e descubra o que é verdade e o que não passa de mito acerca desse alimento. Vem com a gente descobrir se o açúcar faz mal à saúde mesmo!

O açúcar faz mal à saúde

Verdade. O açúcar refinado, se consumido em quantidades elevadas, realmente faz mal à saúde. O excesso de açúcar na dieta pode elevar o nível de glicose no sangue, além de estar relacionado ao sobrepeso e obesidade. Para completar, açúcar demais, comprovadamente causa danos à saúde bucal, aumentando os riscos de cáries dentárias. Segundo especialistas, a quantidade segura de açúcar a ser consumida diariamente é de uma colher de sopa.

O consumo de açúcar é o principal causador de diabetes

Mito. Embora o consumo de açúcar eleve a glicose no sangue e possa agravar a condição dos diabéticos, esse alimento não pode ser responsabilizado como único causador da diabetes. Na diabetes tipo 1, a causa direta da doença é a destruição de células protetoras da insulina, enquanto na diabetes tipo 2, fatores como a obesidade, sedentarismo e predisposição genética estão dentre as principais causas do problema.

Não há diferenças significativas entre os açúcares refinados, orgânicos e mascavos

Mito. Os açúcares refinados, orgânicos e mascavos se diferenciam pelo valor nutricional e pela forma de produção. Os refinados passam por vários processos químicos e perdem boa parte dos nutrientes, enquanto o mascavo preserva minerais e vitaminas essenciais, sendo considerado uma opção saudável, mas, ainda assim, precisa ser consumido moderadamente.  orgânico, por sua vez, é feito de cana de açúcar cultivada sem fertilizantes e agrotóxicos químicos. Suas propriedades nutricionais são similares às propriedades do açúcar mascavo. Ambos são mais escuros do que o açúcar refinado.

O açúcar engorda

Verdade. Uma única colher de sopa de açúcar tem em torno de 110 kcal e a a maioria das pessoas consome mais do que isso, por conta do açúcar mascarado em alimentos como bolos, sucos, biscoitos, iogurtes e sobremesas. Por ser altamente calórico, consumir açúcar demais realmente pode induzir o indivíduo ao sobrepeso e comprometer negativamente as dietas de emagrecimento.

O açúcar melhora o humor

Verdade. Um pouco de açúcar por dia pode representar uma melhora expressiva no humor. Isso acontece porque o triptofano, uma das matérias-primas da serotonina, hormônio responsável pela produção da sensação de bem-estar, só chega ao sistema nervoso central quando está acompanhado da glicose. Isso explica o fato de que as pessoas que excluem completamente o açúcar da dieta tendem a sofrer com desânimo e baixo-astral. Como você bem viu, nem sempre o açúcar faz mal à saúde.

Posso consumir altas quantidades do açúcar da fruta

Mito. Realmente o açúcar presente nas frutas é mais saudável do que o açúcar industrializado, afinal, o açúcar industrializado passa por processos químicos e fica pobre nutricionalmente. Entretanto, o açúcar presente nas frutas também pode gerar o aumento de peso e elevar o nível de glicose no sangue quando consumido em doses exageradas. Cada indivíduo adulto deve consumir, no máximo, 5 unidades de frutas por dia.

E aí, gostou do nosso artigo? Você se surpreendeu com alguma informação compartilhada aqui? Para você, o açúcar é aliado ou vilão da dieta? Acredita que o açúcar faz mal à saúde ou pensa que ele pode ser incluído em um cardápio saudável? Comente!